Férias em Berlim

Meus dias em Berlim me fizeram  refletir sobre uma série de pontos que fazem desta cidade um exemplo para o resto do mundo e querendo ou não, a comparação com o Brasil é inevitável... Esses pontos me deixam com uma grande vergonha de dizer "Sou brasileira" e o porquê eu explico:


1º ponto - Educação. Observando as escolas públicas daqui, descobri na na escola primária os alunos são obrigados a aprenderem 3 idiomas diferentes, são obrigadas a saber de política, Ética e, pasmem... Economia! sabe quando tive matéria de Política? Nunca! Ética e Economia, só vi na faculdade. idiomas? Só os que eu paguei!

Minha turma na DID-Berlin


Conversando com uma garota de 12 anos ela me manda a seguinte pergunta: eu não consigo imaginar um país onde as pessoas não falam inglês. Como que isso é possível num país tão grande como o seu? - Fiquei sem palavras!

Se não bastasse isso, ela me manda outra: Como que em um país grande como o seu, as pessoas não discutem sobre economia e política? Isso é essencial para a vida de todos! E minha resposta? Veja bem, não é interessante para o nosso governo manterem as pessoas bem informadas e formar cidadãos inteligentes, pessoas inteligentes revolucionam, tem suas próprias opiniões e dessa forma derrubam o Governo.



Mas e o que se aprende nas escolas do Brasil? - História, Geografia, matemática, português, um inglês que não sai do verbo "to be"... Nada que faça de nós um cidadão melhor, um formador de opinião.

Enfim, nossa discussão de política e economia foi longe... já imaginou sentar à mesa com uma criança de 12 anos e discutir este assunto em 4 idiomas diferentes?

2º ponto - caráter e igualdade. - Em Berlim, não importa o que você tem, importa o que você é! Ninguém te olha feio se vc está de tenis sujo na loja da Prada. Você será muito bem vindo e bem atendido. Você tem um Iphone de última geração? Bom para vc! Isso não te torna melhor aliás, alemão mesmo tem telefone normal, sem muita frescura. Se vc se acha melhor por que usa Chanel e desfila de Iphone, esta cidade não foi feita para você! Conheço pessoas que precisariam passar um tempinho aqui para ver se muda a mentalidade fútil e consumista. Aqui ninguém te encara! Não importa sua raça, sua religião, seu poder aquisitivo... Importa a pessoa que você é!

Com a camisa do Corinthians em um shopping chic


3ªº ponto - Os alemães são frios, mal-humorados? Mentira! Vem para Berlim conferir. Aqui sempre me atenderam com um sorriso no rosto, foram prestativos, ofereceram ajuda quando necessário. O povo aqui é feliz sim, são lindos, simpáticos. Até tentam falar português quando encontram com brasileiros, tentam falar espanhol, italiano, árabe.... Acham que isso era coisa de brasileiro? De se desdobrar para se comunicar? Claro que não...os berlinenses são iguais. Fui muito bem tratada aqui. Claro que falar alemão me ajudou muito, as minhas tentativas frustradas de falar algumas palavras também foram bem aceitas...Eles se sentem respeitados quando se fala a língua deles. Claro que também aqui ninguém fica distribuindo sorrisos para tudo e nem dando bom dia por aí, mas existem uma tolerância para tudo!
Transporte de qualidade e integrado


Enfim, são várias outras coisas que fazem daqui um exemplo para o resto do mundo e fazem eu me questionar em que o Brasil é melhor para poder servir de exemplo e para que um dia eu tenha tanto orgulho de dizer que sou brasileira como os alemães tem orgulho de dizer que são Berlinenses...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil