Alemanha - Munique // Germany - Munich

Munique, como não podia deixar de ser, é espetacular!

Estava chovendo, peguei transito então só deu tempo de chegar no hotel, tomar banho e ir para a Marienplatz e conhecer o centro da cidade e a igreja que tem o Glockenspiel.

O Glockenspiel fica no topo da torre da Neues Rathaus (Nova Prefeitura) construída em 1908 com estilo gótico. O Rathaus está no coração da praça Marienplatz.
O Glockenspiel é um carrossel de personagens, que representam o casamento do duque Wilhelm V com Renate de Lorena além de outros feitos importantes da história. Esse é o maior Glockenspiel da Alemanha (sim, tem outros) e funciona por energia solar. São 43 sinos que tocam diariamente as 11h,, meio-dia e na primavera e no verão europeu (de março a outubro) os sinos também tocam as 17h

Depois dessa pequena aula de história, hora de conhecer outra tradição alemã: As Cervejas, sendo assim, fomos conhecer a famosa HofbrauHaus (sabe a cerveja HB?) Bar tipicamente alemão, com direito à dança típica, salsicha e cerveja, muita cerveja!A HB foi fundada há mais de 400 anos (em 1589) também pelo  Duque William V da Baviera e a cerveja era apenas para consumo apenas da realeza. A HB também foi espaço para discursos políticos no período partidário de Hitler.

A cervejaria tem dois ambientes e um deles retrata a história da cerveja e da cervejaria. A HB é parada obrigatória  para os amantes de ate, música, boa comida ou só da manguaça mesmo!

Acabado tudo, fomos ao hotel, porém não sem antes pagar um mico básico... A nossa gerente do tour me fez danar "ai se eu te pego". (esse som me persegue pelo mundo)
No dia seguinte, dia de tour, mas dessa vez, de bike!
Fomos convidados a conhecer os pontos principais da cidade. Como Munique é uma cidade plana, o passeio de bike era fácil, ainda mais com os lugares em que passamos. Mas...chovia!
Acho que esse foi o passeio mais legal de todos (claro que o topo da montanha na Suíça foi melhor) mas acho que o tour, a sensação de liberdade da bike, a paisagens e até a chuva ajudou! Por outro lago, minha câmera molhou e comecei a tirar foto no escuro :(
Para esse tour, utilizamos os serviços do "Mike's Bike tour". O tour era guiado em inglês (e todas as meninas num crush com o guia). Nesse tour, de mais ou menos 4 horas, passamos pelo Maximilianeum (Parlamento Bávaro) , Volksbad, Lukas Kirche e o Englisch Garten onde passa o Isa River, as águas do rio vem dos alpes de Tirol (Austria) e além da linda vista, é  possível pescar e surfar na parte conhecida como Eisbach. O esporte atrai muitos jovens nessas águas gélidas do Isar...

Após a bike, o povo foi beber, eu preferi andar mais pela cidade e comprar meus souveniers.
Seguimos para conhecer a cidade, e fomos conhecer a Frauenkirche, (também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Bendita) essa igreja é a maior igreja da capital bávara e está localizada no centro da cidade na praça. a igreja foi construída em 1468 e quase totalmente restaurada em 1953, pois foi muito danificada na segunda guerra.
Dentro da igreja, além de artes históricas, temos o monumento chamado a tumba do imperador Ludwig IV da Bavaria.

Além disso, existe uma marca de uma pegada, conhecida como "A pegada do Diabo". A lenda conta que o arquiteto da igreja, Jörg von Halsbach, fez um "pacto" onde prometeu que em troca da sua igreja construída, nenhuma janela poderia ser vista no interior da igreja. se sentido traído, já que muita luz entrava na igreja, o Diabo bateu o pé com força no chão e a marca é vista nos dias de hoje.

Terminada a visita na igreja, volta para o hotel e mais viagens... Agora, a parada era mais um capítulo histórico da Alemanha: Os Campos de Concentração.

Muita chuva e o campo como não podia deixar de ser, tem um ambiente pesado demais... Você vê o campo, onde o povo esperava e até o crematório... Pesado!
Os campos eram chamados de "Campos de trabalho", tanto que todos eles tem um portão de ferro escrito "Arbeit macht Frei", ou em português "Trabalhar liberta", frase banida do vocabulário alemão após a guerra.

Visitamos o campo de Dachau, na saída de Munique. Chamavam-se campos de trabalho, pois os "convocados" iam para este local certo de que iriam trabalhar.
Eles trabalhavam até ficarem doentes e subnutridos, dormiam em beliches amontoadas e quando estavam bem debilitados, eram chamados para o "banho" que na verdade era o lançamento do gás.
Este campo foi construído em 1933 e foi o primeiro, que depois serviu de "modelo" para os outros campos. Aqui, inicialmente eram enviados presos políticos e posteriormente os judeus.
Dentro do campo, há histórias de todo o período de tortura, em cada ambiente (são vários cômodos) , fotos e textos explicativos em inglês e alemão. Na ultima parte, as câmaras de gás e o crematório.

A chuva deixou o ambiente mais pesados do que o que já era...
Recomendo a visita aos que tem "coração forte" porque não é fácil não.