Itália - Veneza // Venice

A romântica Veneza, terra dos canais e suas famosas gôndolas, do carnaval de máscaras e da beleza... E bota beleza nisso!
O caminho da Austria para Itália por terra, é um capítulo a parte, cheio de vales e belas paisagens;




Ficamos numa cidade há 20 minutos de Veneza, chamada Quarto D' Altino, afinal em Veneza não tem carro ou qualquer transporte que não seja pelos canais, além disso, hospedagem em Veneza é bem cara.



Várias razões para apaixonar por Veneza e que Deus abençoe este lugar (nossa frase preferida)
Primeira razão: De todas as cidades, foi a única que desfrutamos do Sol! 
Segunda: Maior concentração de homem bonito por m² 
Terceira: O povo é feliz e amigável... 


Antes do pacote básico de Veneza (Romance, gôndola e carnaval) fomos conhecer o artesanato local. Destaque para a produção de vidros artesanais e artigos em vidro Murano. A técnica antes restrita a famílias tradicionais, tornou-se um símbolo da região. 
São peças produzidas com areia de quartzo, chumbo e outros materiais concretos, temperaturas altíssimas (mais de 1500 graus), o vidro quente é soprado por uma pessoa até virar um copo, taça, jarro ou artigo de decoração. São materiais belíssimos e únicos. 



Após a história do vidro, hora de conhecer a história da renda.. Linda, feita manualmente em processo que demora até 8 meses. O produto chega a ser vendido por mais de 1000 euros (mais de 3100 reais!!) Mas é lindo! Vi vários trabalhos, e inclusive um caminho de mesa de natal que achei tão lindo que comprei para Mamis... parte dele feito manualmente também.  
Como podemos observar, nem só de romance vive o local. Aliás, quem acha que estar "forever alone" é deprimente em Veneza, vai por mim... Não é não! rsrs
Depois da aula de história local, voltemos ao básico: Passeio de gôndola. O preço era salgado (80 euros) mas foi legal. Exploramos Veneza pelos canais. 
O cara que estava conduzindo a gondola falava português rsrs... Legal!! O passeio foi demais! Cerca de 30 minutos e de volta para o chão! 




Terminado o passeio, volta para a Piazza San marco, fomos para o wlaking tour, e uma guia local nos levou pelas ruelas de Veneza contando a história da cidade, do Carnaval e do Império. O Carnaval deles, ao contrário do nosso, teve origem na elite financeira e cultural. A festa dura 10 dias e seu ponto principal é a Piazza San Marco. A semelhança, é que a festa é dedicada aos prazeres, porém aqui usamos pouca roupa e lá se usam máscaras, muitas vezes bem caras, e muita roupa (afinal é frio).



Acabado o tour, nos encontramos na Piazza San Marco, que aliás era nosso ponto de encontro para todas as atividades. 


Não tínhamos nada programado, então fomos conhecer a cidade por conta própria, mas antes a paradinha para a Pizza!! Margherita, em homenagem à rainha. Terminada a pizza, fomos ao Gelatto, que aprendemos com nossa guia que deve ser 2 ou 3 bolas, de sabores diferentes e colorido, coisas de um verdadeiro italiano.
Veneza é ótima para andar sem mapa... primeiro porque é um labirinto e cada ruazinha uma história um encantamento diferente, então se puder, vá sem roteiro, sem mapa e sem pressa!





Resolvi ir ao topo da torre da Piazza San Marco (adoramos subir torres, montanhas...) Vimos a cidade de cima e todo seu charme.
Detalhe a Piazza San Marco é famosa por sua infinidade de pombas e eventualmente, casais ainda vestidos de noivos, vão à praça tirar fotos para seus álbuns, com direito a alimentar pombos e ser cobertos por eles.





Descendo da torre, fui conhecer o hard Rock Café de Veneza e depois fui conhecer a Ponte Rialto. 
Como Veneza é cheia de canais, existem pontes que ligam as "ruas" da cidade.
A pinte Rialto é a mais famosa e mais antiga e um dos mais belos lugares para se fotografar a cidade. Vale dizem que é bem cheia de turistas também.




As 20:30 era hora de encontrar a turma de novo para atravessar o rio de barco e pegar o busão para o Hotel. Como em quarto D´altino não há o que se fazer, liguei a tv do hotel e arrumei as coisas para dormir, pois no dia seguinte o roteiro era Pisa/Florença! 



Comentários

  1. Bom dia, o hotel que ficou fica mesmo a 20 minutos de veneza? qual o percurso que faz? muito obrigada. O hotel é bom? Muito obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil