Itália - Nápoles // Napoli // Naples


Pensa num lugar encantador...Nápoles é isso!


Agora, pensa num caos... Pois é! Nápoles é isso também!
Sabe aquele estereótipo de bagunça, falar alto, muitos gestos e muita pizza? É disso que estou falando...


Eu estava um belo dia em Roma e decidi ir à estação central de trem para embarcar para alguma cidade próxima, foi assim que fui parar em Nápoles, ou como se diz em italiano “Napoli”. A viagem num trem daqueles fast, leva mais ou menos 1 hora.


A cidade na verdade nem fui fundada pelos italianos e sim pelos gregos que a batizaram de Neapolis, ou seja, cidade nova. Vários imperadores e civilizações deixaram sua marca na cidade, entre eles os normandos, godos, franceses, espanhóis e finalmente os romanos.
Por quê é um caos? Esquece o respeito ao pedestre, os motoristas avançam em sinal vermelho, buzinam, xingam... É uma confusão só!
Também é importante andar atento, a cidade é conhecida por não ser muito segura. Aqui reina o crime organizado, a velha história da máfia italiana e o desemprego.

Apesar de tudo, a cidade encanta!
Tem uma parte pobre e aquele velho clichê de varal e roupas penduradas.


Tem também a parte luxo, com casas gigantes e vista para o mar...


Como fiz um bate-volta, me dei o direito de pagar por um sightseen, que é a forma mais fácil de ver todos os pontos turísticos de uma vez.
A cidade é rica em história e também é a mais antiga do mundo. Também está localizada em bem no meio de duas áreas vulcânicas: De um lado o Vesúvio, um vulcão ativo com ultima erupção registrada em 1944 e do outro o super vulcão Campi Flegrei, um vulcão conhecido por ter destruído as cidades de Pompéia e Herculano.


Conhecida mundialmente como a capital da pizza, afinal foi em Nápoles que nasceu. A tradição é a pizza Napolitana ou Marinara. Normalmente a pizza serve uma pessoa, mas se prepare para comer bem, pois essa porção individual é equivalente á nossa pizza média.
Além de comer pizza, o que mais dá para fazer em Nápoles?
Conhecer o lindíssimo porto, por exemplo. Quando visitei Nápoles, muitos navios (daqueles tipo MSC) estavam aportados ali



Andando pela orla, ainda temos a bela Fuente de la Imaculada, que merece alguns cliques. A fonte é toda em mármore e foi construída no século XVII.
                                              

Saindo dali, é interessante visitar o Castel dell'Ovo, o mais antigo da cidade. este castelo está à beira do mar Tirreno. Ele tem este nome devido uma lenda que conta que o poeta Virgílio havia escondido um ovo mágico que segurava a fortaleza. caso o ovo quebrasse, o castelo entraria em colapso e coisas ruins aconteceriam em Napoles...


Ao fundo, vemos o Vesúvio, que comentei acima. No ano 79, o vulcão causou o maior desastre da humanidade.



Na Itália não fala igreja e se tem uma que chama a atenção em Nápoles, é a igreja de Jesus, que fica na praça de mesmo nome. Chama a atenção pelo seu estilo barroco e toda sua fachada em pedras cinzas, que aliás e a fachada original desta igreja que foi um palácio no ano 1470, posteriormente transformada em igreja pelos jesuítas.Atualmente, várias referências góticas foram incorporadas, influências dos vários povos que por ali passaram
                                   

Outra linda obra no centro da cidade é o Convitto Nazionalle Vittorio Emanuelle II, um complexo histórico religioso construído em 1768 que hoje abriga uma escola.



Agora,para finalizar, meu Castelo preferido: O Castel Nuovo, que fica nos arredores da Piazza del Plebiscito, é o maior e mais bonito deles. Foi construído em 1279 e por um tempo serviu de residência da realeza, até que foi transformado em fortaleza. Hoje funciona um museu lá dentro.


Nápoles é um daqueles destinos surpreendentes, é tipo ame-o ou deixe-o e eu escolhi amar.

Pena que essa foi apenas 1 dia e a minha volta para Roma, indicava também o final das minhas incríveis férias.
Minha jornada de eurotrip termina, mas nos próximos posts terá muita América!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil