Itália - Roma - Parte 1


Chegamos em Roma!



Meu sonho de criança... Enquanto crianças normais sonhavam com a Disney, eu sonhava com Roma! Tanto que quando cheguei, minha vontade era de beijar o chão e mandar um "chupa mundo" para aqueles que acharam que eu nunca teria capacidade de ir para lá!
Roma é mais um museu a céu aberto, rico em histórias e antiguidades; quem ai nunca ouviu falar do Império Romano ou da Mitologia Romana?
Bom eu preciso de muitos posts para falar dessa cidade, mas vamos começar pelo básico:
Roma tem apenas duas linhas de metrô, porém é suficiente, visto que os pontos turísticos é possível conhecer a pé. A estação Colosseo como o nome já diz, cai na cara do Coliseu. a estação Ottaviano te deixa no Vaticano e a Termini é a central e a Barberini é a mais próxima do hard Rock Café... Isso é tudo o que o turista precisa para sobreviver.
Minha chegada em roma, como disse pelo post anterior, foi pelo Vaticano. Após conhecer toda a Santa Sé, fomos andando passando pelos pontos principais da cidade, a iniciar pelo Pantheon.


O Pantheon é o templo dos Deuses, para nossa guia, a obra mais impressionante da Itália. Não demorou muito para eu entender o porquê.
A obra foi erguida antes de Cristo, porém houve um incêndio que o destruiu e que levou à sua reconstrução ano 118 depois de Cristo.


Por fora, ele parece pequeno, porém por dentro é gigante, todo em mármore e com vários pequenos altares dedicados aos Santos, Papas e afins, vários túmulos também estão dentro do Pantheon, por exemplo o túmulo de Viittorio Emanuelle e o sarcófago do pintor Rafael. No século VII, o Pantheon foi transformado em igreja católica dedicada a Santa Maria dei Martiri.


Além de toda a estrutura que ninguém sabe explicar e sua planta que até hoje geram discussões, outra coisa chama a atenção: há uma abertura no teto e quando chove, um sistema que leva a água ao curso certo, sem alagar o local e acima de tudo transforma o local em um espetáculo pela perfeição da água escorrendo pelos detalhes do Pantheon. Na minha viagem, não tive a oportunidade de ver este fenômeno, pois todo os dias na Itália foram ensolarados...
A cúpula, mesmo passados mais de 2 mil anos, ainda é a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo... É ou não é magnífico?


Depois de algumas horas observando toda esta obra (na qual eu voltei várias vezes), era hora de seguir para outra obra magnifica: Fontana di Trevi
Confesso que quando dei de cara na lateral da Fonte, quase uma lágrima escorreu pelo meu olho, tamanha emoção! Foi o momento que me dei conta que eu tinha realizado meu sonho...
A fonte é imensa!!! A maior Fonte barroca já construída e a mais bela do mundo. Sua construção foi em 1735, aproveitando o curso das águas que passavam dos aquedutos por aquela região. na década de 60, o famoso cineasta Fellini imortalizou a fonte com seu filme "La Dolce Vita".
Lendas e tradições rodeiam o local. Uma das tradições é jogar duas moedas de costas à fonte e sair sem olhar para trás. A primeira moeda é pedindo para voltar à Roma, a segunda é para o desejo se realizar (rsrs). Dizem também que quem é solteiro e joga as duas moedas, encontrará  sua cara metade (é só lenda, vai por mim!)


A Fonte é sempre muito, muito lotada de gente, então esqueça a imagem que os sites de turismo te mostram... Nunca vai estar vazio, as pessoas se acotovelam buscando um centímetro para a foto perfeita. Nunca vi tanto chinês junto! Acho que era a maioria entre os turistas.
A noite a Fonte é um espetáculo a parte, toda iluminada...
É uma obra para se visitar várias vezes e observar por várias horas, pois sempre tem um detalhe que passa despercebido.


Em 2016, a grife Fendi fez um desfile onde a passarela era exatamente dentro da água. (joga no google) Lindo, sonho, espetáculo, ai que loucura, ai que badalo, Eike Batista!!!!!

Saindo dali, mais uma caminhadinha...Passamos pelo monumento dedicado à Vittorio Emanuelle II, o primeiro rei da Itália unificada. O monumento é visível de longe, pois é todo em mármore branco. Ostentação total!
Dentro do local há um museu, por fora, ele fica todo iluminado à noite... Coisa linda!


A construção deste monumento implicou na destruição de parte do capitolino e seus vestígios Medievais. Aliás, nossa próxima parada... 
Saindo deste monumento, seguimos pelo Fórum Romano, Capitlino e finalmente... O COLISEU!
Todos estes pontos, em nossa primeira visita, passamos ao lado apenas, com explicações básicas do local, pois na manhã seguinte entraríamos em todos com uma visita guiada.
Nós jantamos em um local agradabilíssimo em frente ao Coliseu. Ficamos horas contemplando este monumento no final da tarde ao anoitecer. Sua divida iluminação e sua divindade toda, quase me fizeram chorar. 


Meeeeeu! Eu estava em frente ao Coliseu!!! Tem como imagina a felicidade da criança aqui?




Após o jantar, a nossa guia nos legou para andar em torno do Coliseu e pediu para pararmos em um determinado local e apenas observá-lo. Bom, nem precisava mandar duas vezes, né? Ficamos bom tempo conversando e contemplando o local que conheceríamos em detalhes no dia seguinte.

Os detalhes do Capitolino e demais ruínas até o tão sonhado Coliseu, contarei no próximo post.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil