Itália - Roma // Rome - Parte 2


Roma - 2º dia :)


Levantamos cedo e partimos para a região do Coliseu, onde inciava nosso tour com uma guia local.






Quem vai á Roma, tem obrigação moral de ir conhecer o Coliseu (o maior símbolo da cidade) e sua sombria história.

A entrada custava 12 euros, a visita guiada mais 5 euros. Vai por mim, vale a pena!



O Coliseu, originalmente chama-se Anfiteatro Flavio, que nada mais é que o sobrenome da dinastia idealizadora e fundadora do monumento. A construção começou no império de Vespasiano, que pregava em seu governo uma política de pão e circo para seduzir o povo (entenda isso como comida farta, festas e guerras). Estamos falando do ano 79 d.C., hoje em pleno 2016 e a carta de Vespasiano à seu filho continua atual "Ad captandum vulgus, panem et circenses".


Vespasiano morreu antes da inauguração do Anfiteatro, o que levou seu filho Tito à fazer as honras.
O terceiro "Flavio" foi o imperador Domiciano, que fez algumas alterações no Coliseu.
O nome Colosseo, veio de um monumento de Nero (O Colosso de Nero) que ficava na entrada do Coliseu.
Entre outras coisas, a utilização principal do Coliseu era para a luta dos gladiadores para entretenimento do imperador e do povo. Cada luta, recebia em média 65 mil pessoas, mas sua capacidade era de até 80 mil pessoas, Para se ter uma ideia, o Estádio do Morumbi comporta 67 mil pessoas.


Na construção, foi utilizado mármore (muito mármore), ladrilho, tufo, pedra vulcânica e travertino.
Um terremoto destruiu parte do Coliseu no século V. O Anfiteatro também foi saqueado nos seculos XVI e XVII e boa parte de seus materiais valiosos foram levados.
No século XV, o Papa Nicolau V ordenou que o Coliseu fosse demolido para que os materiais dele fossem utilizados na construção da basílica do Vaticano. Com a morte do Papa, a demolição foi suspensa.


O Colsu é o tipo de local de deve ser visitado diversas vezes ao dia, para ver a luz do sol e a luz elétrica, e também deve ser visto por vários ângulos...


É possível verificar nas paredes do Coliseu, alguns buracos, que foram feitos por saqueadores no decorrer dos anos em busca de materiais valiosos, que sequer existem em nossa era...A obra é realmente impressionante, tanto que é uma das 7 maravilhas do mundo moderno e patrimônio da Unesco.
O ingresso dá direito a todas as áreas do Coliseu, um passeio incrível e muito mármore perdido por ali.

       

Terminada a visita do Coliseu, partimos para o Forum Romano e Palatino. Estas ruínas ficam em frente ao Coliseu e é bom reservar um dia inteiro para conhecê-las, pois é bem extensa e tem muita história.
Para começa, dizem que foi no Palatino que a história de Roma começou.
Segundo a mitologia romana, a cidade de Roma foi fundada por Rômulo e também foi o primeiro rei. Romulo era irmão gêmeo de Remo. Reza a lenda que eles eram filhos de um Deus grego com uma pobre mortal. Quando os bebês nasceram, para salvá-los de um rei tirano, foram colocados em um cesto no rio Tibre. O rei teve a capacidade de aprisionar o próprio irmão, que era avô das crianças. Uma loba os encontrou as margens do rio e os amamentou em seu refugio no monte Palatino e cuidou deles, até que foram encontrados pelo pastor Faustulo. 


Já na fase adulta, Remo se desentendeu com os pastores vizinhos e assim ele foi entregue e aprisionado pelo rei, sendo salvo por Romulo posteriormente, que libertou também seu avô. Como recompensa, o avô os presenteou com o direito de fundar uma cidade às margens do rio Tibre. Romulo queria fundar no Palatino e Remo no Aventino. Cada um seguiu para seus montes e foram consultar os presságios das aves, que indicaram Palatino como local da fundação. Romulo traçou o perímetro da cidade e advertiu que quem ultrapassasse seria morto. Remo desafiou e acabou sendo morto pela espada do irmão enraivecido. Remo foi sepultado no Avertino.
A data legendária da fundação de Roma situa-se em 21 de abril de 753 a.C. Por vários locais, temos a escultura da loba amamentando as crianças, um símbolo da cidade. (Cá pra nós, a loba na verdade não era um animal e sim uma mulher dada aos prazeres...). Romulo criou um reino próspero e logo fundou o Capitólio.
O que tudo isso tem a ver? Bom, agora temos a história da fundação de Roma e a explicação do trecho Platino, Forum e Capitólio... Que hoje são ruínas e que merecem ser visitadas. Entendeu?


Voltemos ao Forum: O Forum Romano foi o centro civil e econômico, onde aconteciam eleições, discursos políticos e julgamentos.




A foto abaixo é o que sobrou do templo de Saturno


No Palatino, uma das sete colinas de Roma, foi onde tudo começou (já citado acima) e ele conserva as ruinas dos imperadores da era Flaviana (também já citado).



Já o Capitolino é também uma das sete colinas e foi totalmente redesenhado por Michelangelo a pedido do Papa Paulo III, então é o único local onde temos edifícios inteiros e em pleno funcionamento. 


     Tem o Museu Capitolini no local :)


Depois de tudo isso, acha que parei aí? Nãããão!


As minhas amigas gringas que conheci no tour, gostavam de andar tanto quanto eu, então pegamos aquele sol de 35 graus na cabeça e fomos ANDANDO até o vaticano... Sério!!!
Dicas: Andem com água, chapéu e muito protetor solar. Dica de ouro: Roma é uma cidade com água por todos os lados, qualquer fonte de rua tem água potável, então não gaste dinheiro. Leve a garrafa e encha no caminho.
Nessa andança, passamos por outras ruínas importantíssimas na história de Roma: O Circo Massimo era o local das competições de biga, corridas de cavalos e outras competições esportivas.


 O local é plano e abrigava até 385 mil pessoas. No local também aconteciam lutas de gladiadores, porém com a construção do Coliseu, o Circo Massimo foi abandonado aos poucos. Atualmente, o local é utilizado para grandes eventos, em 2014 os Rolling Stones se apresentaram ali.


Bom, dali segui ao Vaticano novamente, apenas para admirar. Como falei no post sobre o local, fui várias vezes no mesmo lugar porque eu simplesmente amei.
Esse era o último dia da turma do Contiki na cidade. As minhas amigas seguiriam para outros destinos ou de volta para seus países e eu decidi por ficar mais uma semana em Roma. Minha cidade dos sonhos!

Mais novidades, nos próximos posts falarei da Piazza Spagna, do Aqueduto, Praças e afins :)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil