Peru - Cusco // Cuzco - Parte 1

Eu cheguei em Cusco de avião, mas existem outras opções para quem está em Lima, por exemplo, ir de bus.
A primeira impressão quando se chega ao aeroporto é "o que eu tô fazendo aqui?", a região do aeroporto é bem esquisita e nada atrativa.
Como já disse no post sobre Lima, o táxi não tem taxímetro então se prepare para negociar a corrida. Não demorou muito para eu me encantar e entender que aquela cidade era a melhor escolha que eu poderia fazer :)

Cusco (Ou Qosqo em quechua, significa Umbigo do mundo) é uma cidade pequena, em meio aos Andes e é a porta de entrada para Machu Picchu, primeiro por sua localização, a partir daqui teremos vários tours para várias partes do Vale Sagrado, uma prévia do que e Machu Picchu, depois, por que a cidade está no centro de todas as atrações mais legais do Peru.
A cidade foi declarada pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade, é um verdadeiro museu Inca...

A primeira recomendação quando se chega em Cusco é de repouso, pois aqui o soroche pega muita gente (Soroche é como é conhecido o mal de altitude). A cidade está a 3400m do nível do mar, portanto é normal se andar com folhinhas de coca no bolso (não é ilegal, ok?) além de tomar muito chá de coca. Na entrada do Hostel já tem uma garrafa de água quente, sachês de chá e muitas folhas de coca.  Também recomenda-se não beber muito no primeiro dia e nem as vésperas de Machu Picchu, mas tem gente que não leva à sério ahahaha

Eu não tive problemas com altitude, mas vi muita gente quase desmaiando de mal estar, portanto, o ideal é chegar na cidade, descansar e só no dia seguinte partir para as aventuras, mas como eu estava de boa, fiz meu check in, conversei com uma amiga que conheci em Lima e que também foi para Cusco no mesmo dia e combinamos de explorar a cidade.
O ideal é ficar hospedado na região da Plaza de Armas (era a 2 minutos de onde estávamos) pois ali é o centro de tudo.
Minha hospedagem foi no Pariwana de Cusco (a mesma rede de Lima) e o hostel daqui é bem mais legal do que o de Lima. Assim como em Lima, aqui tem festa, noites temáticas e muita gente animada. O karaokê de quinta fazia o maior sucesso, as aulas de salsa então, nem se fala!

A festa no hostel começava as 22h e ia até mais ou menos as 2h, e quando a festa acabava, todos esticavam a noite na balada, Todos os hostels tinham este mesmo padrão, então a balada só enchia após as duas mesmo. Ahh e não paga entrada!
A dica de ouro é ficar nos party hostels, pois as vezes estão mais legais que a balada e as vezes você não vai querer sair do hostel após a festa terminar, por isso, aqui vão minhas indicações de hostels:
1 - Pariwana - Onde fiquei, com direito a noites temáticas

2 - Wild Rover - Qualquer ser humano conhece, é o fervo! E você pode entrar mesmo sem estar hospedado, a menina que conheci em Lima tinha ficado nele e muita gente com quem tive contato em Lima me indicaram esse hostel em Cusco  justamente pela festa louca.

3 - Loki - Vi boas indicações, conheci gente que estava hospedada lá, mas não cheguei a ir. Quase me hospedei nele, mas dada a lotação, fui para o Pariwana.

Caso você seja dos meus e queira esticar, as baladas mais bombadas são essas:
1 - Mamma Africa: É a mais pop, mas confesso que não é a mais legal. os moradores da região me indicaram a The Temple. No tripadvisor e demais blogs, o Mamma é nº 1.
2 - Mushrooms - Fica no andar de cima de uma restaurante bem na Plaza de Armas, é do lado da Mamma Africa. o som é mais alternativo e a balada não é tão bombada, afinal a concorrência com Mamma Africa é desleal
3 - Ukuku´s Bar- Dei uma passada lá, mas não me agradou, todas as noites tem banda ao vivo.
4 - Mithology - Um bar dos locais... Também passei, entrei e saí...
5 - The Temple - A melhor balada, com direito a subir na bancada, fazer pole dance, dar risada, ver gringos de todas as partes, enfim... Essa tem o selo "da Hora" de qualidade!

No passeio pela cidade, almoçamos no restaurante Cicciolina que tinham recomendado à essa minha amiga e logo após já fomos ver agências para ir para as atrações principais, mas tenho outras dicas de locais para comer bem que tive o prazer de conhecer em meus dias ali:

Cicciolina - recomendaram o Ceviche (foto)... Provei e amei!

Bagdad Café - Excelente atendimento, possui musica ambiente e wifi grátis. O menu turístico é delicioso e ainda é barato para os padrões de Cusco. A melhor parte do restaurante é a vista para a Plaza de Armas.
Pappilon - Não é muito barato, mas a comida é excelente.
Inkas Grill- O Inkas tem um estilo meio chique, está muito bem localizado na Plaza de Armas, no centro de Cusco. Não é um restaurante muito barato, mas o atendimento e a boa comida compensam o preço. Não confunda com o Inkas Gourmet.

Se a vida pede um pouco de açúcar, recomendo a sorveteria artesanal:
Qucharitas: sorvete artesanal (foto) que uma pessoa de um tour me indicou. Sabe aqueles que pega a chapa bem gelada e coloca o creme e a fruta e vai mexendo? Pois é! Tem crepes também, mas o sorvete é a melhor coisa do mundo e o ambiente é lindo (e tem wi-fi)

Para aproveitar melhor a vida em Cusco, o ideal é comprar o boleto turístico, que dá o direito a várias atrações, tem vários tipos de boleto com atividades e durações diferentes. Algumas atrações do vale sagrado estavam contempladas no boleto, o que garantia economia e agilidade na entrada da atração. Como eu ficaria mais ou menos 10 dias em Cusco, comprei o boleto que me dava direito a atrações por 10 dias e paguei 130 Soles. O boleto é comprado na "COSITUR". A locomoção às atrações devem ser contratadas à parte. A parte do boleto, reservarei um post só para ele.
Vamos explorar aqui o que dá para fazer em Cusco:
A Plaza de armas: É o centro, onde temos os bons restaurantes, casas de cambio, a catedral e desfiles religiosos aos domingos.

Na Plaza de Armas existem muitas opções de Agências e Casa de Câmbio, muitas mesmo! As vezes mais de uma no mesmo espaço e tudo, tudo é negociável: câmbio, atrações, transportes, com a concorrência destas agências, existem muitas pessoas que te puxam pelo braço a fim de oferecer serviços, tours, guias... Ahhh e brasileiro eles conhecem de cara, o problema é que querem ver se você tem samba no pé, querem discutir futebol, isso as vezes enche o saco e eles são persistentes! Tente se esquivar se puder!

Sei que entramos em tooooodas e depois saímos da Plaza e fomos às ruas paralelas onde encontramos aquela mais conveniente para os passeios, uma agencia chamada Amadcus que me proporcionou por 100 soles a locomoção e guia para todas as atividades do boleto, claro, depois de muita pechincha. O preço inicial era 25 soles por atração (só o transporte e o guia). Tem atividade que é possível ir por conta, fica a a critério e se a pesquisa valer a pena.

Visitar a Igreja de San Cristobal - Uma grande subida, mas uma super escadaria leva você à igreja. A entrada é paga, mas o que vale a pena aqui não é só a igreja, e sim a vista de Cusco. Um espetáculo!

A pedra de 12 ângulos - Tem ideia do que é ver uma pedra com 12 ângulos, devidamente encaixada nas demais pedras, que está ali desde a época dos Incas e já sobreviveu a terremotos. Só tome cuidado com as pessoas que querem ganhar dinheiro explicando a história.

A Praça San Blas - San Blas é o bairro artístico de Cusco, pelo caminho, passamos pela pedra de 12 ângulos, diversas lojinhas de artesanato, palácio do arcebispo, ladeira...muita ladeira e no topo da praça, como não poderia deixar de ser, tem a igreja.

Em frente à ela, algo que adoro: Fontes de água. Sério, esse tipo de coisa sempre me chama a atenção.

Calle el Sol: essa avenida leva á um local menos turistão que já fica na saída da cidade.
A paisagem vai mudando... O que chama a atenção é que no caminho existe um paredão pintado, com a história de Cusco e logo acima dele, uma escultura de um Sol.

No final da rua, chegamos ao monumento Paqcha de Pumaqchupan (Precisei copiar o nome do google, confesso!) e adivinha o que tem? Uma fonte!!!

Mercado Municipal de Cusco - Tem tudo, desde lã de alpaca até cabeça de porco... O passeio ali é divertido pois é um encontro da cultura local num único lugar. Se tiver estômago, almoce lá dentro. Veja as tias colocando a mão no pão sem nenhuma luva (ali fica tudo exposto) e vá com o coração aberto. Se der, compre um pacote de bala de coca que dá tudo certo!

A parte fofa de Cusco, além da cidade, são as pessoas. De todas as viagens que fiz até o momento, devo confessar que o povo peruano é o mais alegre e receptivo que já conheci... Cada canto da cidade, a recepção era calorosa, principalmente das crianças. quando alguém nos ouvia falar português, vinha uma turma para conversar e tirar fotos. A coisa mais fofa do mundo. é se sentir famoso fora de seu país :)

No próximo post, falarei sobre o vale sagrado e o boleto turístico, onde tem mais algumas atrações de Cusco e adjacências.