Vaticano

Chegamos ao Vaticano após 4 horas de ônibus desde Florença.
Para quem está em Roma, basta pegar o metrô e descer na estação Ottaviano e andar umas duas quadras.
O Vaticano é o menor país do mundo (sim, é um país), sede da igreja católica e uma monarquia totalitária, ou seja, os poderes legislativo, executivo e judiciário são exercidos pelo Papa, (atualmente o Papa Francisco). 
O Vaticano (ou cidade do Vaticano) ocupa uma [área de 0,44 m² ao norte de Roma e tem em torno de 790 habitantes.
Antes de entrar de vez na Piazza San Pietro, passamos pelos portões dos guardas suíços que protegem a cidade e ao Papa... E que guardas!! 


Após a visita pela praça grandiosa, hora de adentrar a igreja e conhecer seus encantos. A igreja é riquíssima em adornos e pinturas. Uma obra inigualável!
Não por acaso, a igreja contou com a colaboração de Michelangelo, Rafael e Bernini.
A fila para entrar na igreja é gigante, então reserve com antecedência.



È possível visitar a cúpula da igreja e ter visão de todo o Vaticano. Após a visita ao topo, o visitante pode ter acesso ao subsolo e visitar os túmulos dos Papas.
Outro ponto que vale a pena ser visto são os jardins do Vaticano: Diversas espécies de plantas estão presentes no jardim. Há ainda um labirinto de plantas e diversos monumentos espalhados pelos jardins.




Claro que o melhor está por vir: A capela Sistina.
A Capela é inacreditável... Linda, Fabulosa... pena que não pode tirar foto 😞 mas se jogar no google tem algumas imagens da maravilha de Michelangelo. Sua obra mais famosa e valiosa está no teto desta igreja e chama-se "A criação". Imaginei um super teto com uma pintura enorme, mas não se iludam.. Não é! A obra é pequena, mas a assinatura do artista está em diversas outras obras na basílica. E ainda assim, a capela é fascinante.


Bom, não dá para ir ao Vaticano e não ver o Papa, né? No dia em que cheguei ao vaticano, o papa já tinha feito a sua benção, então tive que aguardar outra oportunidade para vê-lo.
Se não quiser perder essa chance, se liga nas dicas:
1ª - veja a agenda no Papa no site do Vaticano para saber quando ele estará na Santa Sé, pois pode ocorrer dele estar em missão pelo mundo. (acontece em um belo dia de muito sol em que fui ao vaticano sem me certificar). Normalmente quando isso ocorre, se houver qualquer celebração, os telões da praça São Pedro transmitem ao vivo.


2ª As Quartas-feiras: Reserve pelo site a sua audiência. Não e obrigatório, pois as audiências ocorrem todas as quartas-feiras (exceto em dia de missão) as 10:30. O problema é: Se você não reservar, corre o risco de pegar a praça mais cheia e ter seu acesso bloqueado. Eu fui sem reserva e entrei numa boa, foi minha segunda tentativa de ver o papa...A audiência é realizada em vários idiomas (inclusive português) e leva cerca de duas horas.
Veja o vídeo do Papa celebrando o pai-nosso em latim: 



3ª Aos domingos: Todo domingo, existe uma pequena celebração chamada "Angelus" onde o papa aparece na segunda janela do último andar á direita e acena para a multidão por volta das 12:30 e faz sua benção em italiano. É curta, mas se é o seu único dia na cidade, vale a pena.


Dica valiosa: Não vá com joelhos ou ombro descobertos, pois a igreja exige respeito e você pode ser impedido de entrar nela. Os dias em que estava de regata (afinal fazia muito calor) eu levava um lenço para cobrir os ombros :)
Ah, e quando estiver saindo do Vaticano, vale a pena mais uma pausa para observar os guardas hehehe

Do Vaticano, seguimos a pé para Roma, passando pelos pontos turísticos da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil