México - Cancun

Sabe quando você está de boa trabalhando e alguém diz: 
-"Deu pau no site da cia aérea X e as passagens aéreas estão com preços absurdamente baixos... Para qualquer destino que a empresa opera e para qualquer data." 
O quê?! Isso nunca aconteceu na sua vida? pois, aconteceu na minha e assim, Cancún surgiu no meu roteiro de Carnaval... Bem inesperado!

Playa Delfines
Passagem na mão, corri para tirar o visto americano (minha escala era nos EUA) e busquei informações de hospedagens pelos melhores sites de viajantes, sendo assim, descobri que em Cancún havia hostel do jeito que a gente gosta: barato e perto das principais atrações, além de ser na rua da praia. Para se hospedar em Cancun é fácil e por incrível que pareça, não é tão caro. Todos os hotéis estão localizados numa zona hoteleira, cheias de praias particulares na Boulevard Kukulcán, meu hostel também! Após ler muitas avaliações, reservei o agradável Hostel Natura. Numa região de All inclusive, este hostel não tem nem café da manhã, mas tem um restaurante/café/bar no andar de baixo, onde podemos pagar por uma refeição digna.
Hostel Natura


Vamos falar dos atrativos de Cancun...
A cidade está localizada no estado de Quintana Roo, no belo mar caribenho de águas azuis turquesa e areia branca. Embora pareça um local tranquilo, a noite de Cancun "ferve". No final da Boulevard Kukulcán, ficam as melhores e mais badaladas casas noturnas como a famosa Coco Bongo. Nesta mesma boulevard, shoppings, lojas e restaurantes atendem desde o público mochileiro até o mais exigente. Há um Hard Rock Café no shopping para os viciados em camisetas(quando eu fui estava fechado, eles estavam reformando)

Restaurante em Cancun

A área dominada pelos americanos (principalmente em épocas do Spring Break) pouco representa a latinidade peculiar das Américas, o som que se houve é o de baladas americanas, o comércio gira em dólar e o idioma mais falado é o inglês.
 Se a sua intenção não é partir para as compras ou se esbaldar nas baladinhas, aproveite o mar azul e descanse... Tranquilidade não vai faltar e se tiver um tempinho, explore as praias (de ônibus mesmo) e chegue até o letreiro "CANCUN" que fica na Playa Delfines.


Cansou de praia?  Então, feche um tour! Cancun fica próximo de vários locais interessantes e muitas pessoas que vão para lá, acabam não parando sequer um minuto dentro de Cancun mesmo. Os roteiros variam entre Xcaret, Isla Mujeres, Playa del Carmen e um que não tem nada a ver com praia e que super recomendo: Chichen Itzà.

Chichen, o quê??
Chichen Itzá, localizado no estado de Yucatán, a cerca de 200km de Cancun, éfamosa por ser a capital dos Maias, civilização que  surgiu pelas Américas mais ou menos no ano 2500 a.C. e teve seu período de melhor desenvolvimento entre os anos 900 d.C até o século XVI antes do domínio territorial espanhol. Os Maias foram considerados povos notáveis, dado seus amplos conhecimentos em Arquitetura, Astronomia, Matemática, Astrologia e afins... Aliás, quem nunca ouviu falar do Calendário Maia?
O legado do povo Maia pode ser encontrado em diversos países da América, mas é em Yucatán que fica a imponente obra a "Pirâmide de Kukulcán," que foi eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

A pirâmide impressiona, pois tem 91 degraus em cada um de seus quatro lados, que, somados ao último degrau no seu topo, totalizam 365 degraus,ou seja, 1 ano! Cada um dos lados da pirâmide estão alinhados a cada ponto cardeal e ainda, quando nos aproximamos e batemos palmas em frente as escadarias, ouvimos um som parecido com o canto de um pássaro. que acústica, não?
Impressionante ainda é eu te falar que durante os equinócios*¹ de primavera e outono (21 de março e 21 de setembro) a sombra do sol na pirâmide, da impressão que a serpente (cuja cabeça está esculpida no pé da pirâmide) está descendo a pirâmide. nestas datas, milhares de turistas aparecem no local para ver este fenômeno. Esse tipo de perfeição, mostra o conhecimento dos Maias quanto aos astros, principalmente o sol, e arquitetura. Aliás, na cultura Maia, a serpente e o sol eram presenças constantes.
Ainda dentro do conjunto arquitetônico de Chichen Itzá, temos os templos dos guerreiros, uma quadra para as pelotas e a praça das mil colunas.
A praça das Mil Colunas, nada mais é que o antigo centro comercial do império Maia. Parece uma floresta de pedra.



Reza a lenda, que eram comuns os sacrifícios humanos na cultura Maia, estes sacrifícios ocorriam, segundo eles, para que garantir o pleno funcionamento do universo, a passagem das estações do ano, o crescimento do milho, a existência dos deuses e a vida dos seres humanos. Geralmente os sacrifícios no Templo dos Guerreiros e alguns deles, nos diversos cenotes existentes tanto em Chichen Itza como por diversas partes do México. No caso do cenote existente neste complexo, o banho é proibido, porém existe um famoso Cenote, que fica a 3 km de Chichen Itza em que a história é diferente.
Como em todos os passeios fechados em Agencias de turismo, sempre no meio do caminho há uma parada em alguma lojinha para a compra de souvenir e para apoio do bom e velho consumismo desenfreado e o bom giro do comércio. Preciso assumir que essa parte da compra de souvenir sempre é bem vinda, ainda mais se vem algum artigo muito típico, aqui, por exemplo, comprei um pingente de prata com um sol típico da cultura maia e a inicial do meu nome também no idioma dos Maias, também comprei um par de brincos com inscrições astecas...
Essa lojinha, ficava num terreno bem amplo, onde havia um típico Shaman com suas infusões e incensos abençoando um casal de turista. Neste terreno, várias imagens de deuses completavam a paisagem.



Saindo da lojinha, seguimos para a próxima parada: O famoso Cenote Ik-Kil
Este não é o único Cenote existente no México, mas certamente é o mais famoso, principalmente pela sua facilidade de acesso, a cerca de 3km de Chichen Itza.
O local é de uma beleza incrível e atrai turistas do mundo todo que vem conhecer e se banhar nas águas que chegam a uma temperatura de 22ºC. Os cenotes eram considerados sagrados para os Maias, pois era a fonte sagrada de água doce, e acreditava-se que os ali havia uma conexão direta com os Deuses. 
O Ik-Kil fica há 26 metros abaixo do nível do solo, são 60m de diâmetro e as águas chegam a 40m de profundidade. Por dentro é repleto de cipós que dão mais charme ao local. Nos dias mais ensolarados, a  água toma uma coloração azul impressionante.


Quem quiser se banhar, pode! E mesmo sendo muito fundo, não precisa saber nadar, basta que você alugue um colete salva-vidas para poder boiar na água. Pela profundidade, recomendo o colete até para quem saiba nadar, mas fica a critério de cada um. Existem salva-vidas no local e também é possível alugar toalhas e o locker para guardar as coisas.
Para os mais corajosos, existem competições de saltos da parte superior até as profundezas do cenote (procurem co youtube). Se você não tiver coragem, desçam as escadas, é mais seguro!





 *¹Equinócio é o fenômeno que ocorre duas vezes ao ano, onde o dia e a noite tem a mesma duração. (Sim, no resto do ano, dias e noites tem durações diferentes...)

Bom gente, por hora é só, próxima parada: Canadá!!!!
Alguém aí tem alguma dica para minhas próximas postagens?
 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil