Peru - Aguas Calientes ou Machu Picchu Pueblo (Machu Picchu parte I)

Hoje vou falar sobre os trajetos possíveis para Machu Picchu e a a cidade de Águas Calientes, que é o ponto mais próximo de Machu Picchu e porta de chegada de todas as formas possíveis de trajetos.
Primeira dica: Pegue o repelente!!!


Vários caminhos te levam ao antigo Império Inca, depende do seu bolso, disposição ou coragem. As opções são: Trilhas, Trem ou Van... 


 
1ª opção: Para você que tem fôlego, tempo e disposição, as opções são as trilhas. Não são baratas e as trilhas são de 3 ou 4 noites, saem de Cusco e podem ser adquiridas nas agências de tour... São três tipos tradicionais: Trilhas Inca clássica (4 dias) Trilha Inca curta (2 dias) ou Salkantay (5 dias).
  • A Trilha Inca curta, leva dois dias de trajeto, também passando por belas paisagens, custa em torno de 400 dolares, dependendo da agencia. essa trilha é boa para quem dispõe de menos tempo e menos condicionamento físico, pois combina trilha com alguns trechos de ônibus, no total são 15 km de caminhada.
  • Trilha Inca Clássica: Dura 4 dias / 3 noites, é  mais tradicional e você precisa planejar a sua viagem com vários meses de antecedência, pois ela esgota rápido, são 44 km de caminhada e custa em torno de 450 dólares. Normalmente o pacote inclui o portador, que nada mais é que o carregador de seu equipamento (barraca, alimentos e equipamentos) mas pesquise bem antes.
  • A trilha Salkantay leva 5 dias e 4 noites, são 74 km de belezas naturais e ruínas. quem já fez garante que o trajeto não é fácil e exige muito preparo físico, não só pela caminhada mas pelas altitudes e variações de temperatura que se enfrenta durante o trajeto. Folha de coca aqui é lei!  Essa trilha não é nada barata (algo em torno de 400 dólares) e a hospedagem será em barracas, já incluídas nesse preço. Ainda assim é mais confortável que a trilha Inca tradicional e tende a ser mais vazia e fácil de reservar.
Claro que se você buscar pela internet encontrará novas opções de trilhas, mas essas três são as mais populares e recomendadas. A recomendação básica é: Fique dois dias em Cusco, pelo menos, para se aclimantar, pois todos os trajetos envolvem esforço e altitudes diferentes, temperaturas diferentes (desde muito calor até temperaturas negativas) e leve muito, muito repelente.

2ª Opção: Indo de Van para Hidreletrica: Essa requer coragem, pois como já falei nos posts anteriores sobre Cusco, são caminhos irregulares, só passa um veículo por vez na estrada e bem próximos aos precipícios e o motorista vai igual um louco na estrada perigosa. Não raro, acidentes acontecem com essas vans. É a opção mais barata(em torno de 70 soles) mas requer o coração aberto e a mente livre ahahahaha. Ah, são 6 horas num caminho de muita aventura desde Cusco. A van te deixa na hidrelétrica e a partir de lá é só caminhada de duas horas, uma trilha fácil, que te leva à Aguas Calientes. Nessa caminhada, siga a galera e os trilhos do trem...

3ª opção: A opção mais confortável e meio cara é através de trem que sai de Ollantaytambo (tem a Peru Rail ou a Inca Rail) (ou Vale Sagrado).

 
 A cidade fica em torno de 1h30 min de Cusco, a outra opção de trem é direto de Poroy (30 minutos de Cusco) com direção à  Águas Calientes. A passagem de trem tende a esgotar ou ficar bem cara, portanto, compre com antecedência e se prepare para pagar algo em torno de 150 dolares ida e volta. o trajeto de trem leva duas horas e a vista é incrível. O trem da Peru Rail tem vidros no teto, o que te permite ver as montanhas mais altas.


A viagem é bem confortável e a paisagem linda. 


As passagens podem ser compradas através da internet ou diretamente na Agencia que fica em Cusco (Plaza de Armas) 
Eu escolhi o trem, até porque fiquei uma noite  em Águas Calientes.  Essa opção é a melhor caso você tenha um dia a mais disponível, se você quiser chegar bem cedo ao Parque ou se você for fazer qualquer uma das trilhas lá dentro. No meu caso,  iria fazer a subida para Wayna Picchu as 7h da manhã, portanto não dava para sair de Cusco no mesmo dia.
Bom, independente do caminho que você escolheu, a chegada será em Águas Calientes, uma cidade pequena que também é chamada de Machu Picchu Pueblo. 

Nesta cidade não há muito o que se fazer, existem uns banhos termais que são bem populares (por isso o nome de Águas Calientes) mas eu resolvi não encarar. Também tem uma grande feira de artigos típicos peruanos, mas não recomendo comprar (são bem caros)
Ainda em Águas Calientes, existem boas opções de restaurantes caros e quase baratos (o caro seria o popular Índio Feliz), eu escolhi algo mais barato. Se alimente com comidinhas leves e nada de álcool!
O ideal é descansar muito antes de Machu Picchu. Todos recomendam que você não deve cometer nenhum excesso na véspera de Machu Picchu apesar da altitude ser de 2400 m acima do nível do mar, enquanto Cusco está a 3400 m.
As hospedagens na cidade são diversas, para todos os gostos e bolsos também. Eu fiquei no Adelas Hostel. A maioria das hospedagens ficam ao lado da linha do trem. A cada trem que chega, diversos recepcionistas dos hotéis e hostels vão para a plataforma do trem com plaquinhas de suas hospedagens para chamar os turistas, não tem erro! Outra coisa, existe um fulano que sinaliza quando o trem está chegando. isso é necessário por que não tem segurança e nem portões entre a plataforma e o trilho e as pessoas circulam livremente pelo trilho.

O Adelas hostel tem quartos confortáveis e café da manhã, porém se você vai sair antes do horário do café ser servido, é só avisar um dia antes que o pessoal prepara seu kit com fruta, suco, pão e barra de cereal para você levar para Machu Picchu. Vários locais fazem o mesmo, é comum o povo acordar cedo!
Escolhi um quarto privativo com vista para o rio Urubamba, coisa linda e o barulhinho da água relaxava a mente.


No dia seguinte, a idéia era acordar bem cedo para pegar a abertura do parque, assim estaria mais vazio e eu poderia aproveitar para algumas fotos antes de ir para minha trilha (que iniciava as 8h).
Para ir de águas Calientes para Machu Picchu temos duas opções: trilha e van.
Se você optar pela trilha, prepare-se para andar quase 2h de subida, acorde bem cedo e leve água e lanterna, pois o caminho é escuro. Várias pessoas vão andando.
A opção do ônibus é mais cômoda, custa 12 dólares o trecho (24 dolares ida e volta) e são 25 minutos de Aguas Calientes até a entrada do Parque.

O primeiro bus sai as 5:30, mas recomendo duas coisas: compre a passagem um dia antes para evitar fila e chegue cedo, pois apesar do bus sais as 5:30h a fila é gigante... Eu cheguei as 3:50 e já tinha 10 pessoas na minha frente na fila. O ponto do bus (ou van) é bem ao lado do trilho do trem.


Os portões de Machu Picchu abrem as 6 horas da manhã e já tem fila na porta. Quanto mais cedo você chegar, melhor para aproveitar o espaço. 
No próximo post, falarei sobre Machu Picchu e a Wayna Picchu (ou Huayna Picchu)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil