Canadá - Vancouver, o intercâmbio

Primeiro post do ano, vou falar cobre o que rendeu em 2016: Meu intercâmbio! 
Esse é mais um post com vídeo, onde indico o que aprendi morando no Canadá: Aprendi no intercâmbio


Em 2016, resolvi dar um upgrade no inglês e após diversas pesquisas, optei por uma viagem ao Canadá. O problema: Eu não queria ir para Toronto, pois acho muito comum, pensei em Montreal, mas descobri que o francês é predominante na região e isso atrapalharia o objetivo de praticar o meu inglês, logo, me sobrou (e que sobra!) a linda cidade de Vancouver. Após muitas pesquisas e uma cotação de dólar mais em conta, fechei a viagem pela agência  STB.
Neste post, vou falar apenas do intercâmbio e nos próximos conto mais sobre os atrativos da cidade.
Já adianto que barato não é, mas foi a melhor escolha da minha vida. A passagem é bem mais cara que para Toronto e o custo de vida é bem alto.
Vancouver é aquela mistura de montanha com praia. Invejosos dirão que é tipo Rio de Janeiro, mas esquece, jamais caia nessa! Vancouver é Canadá, Vancouver é infinitamente melhor que "errejota".
A cidade foi eleita algumas vezes como a melhor cidade para se viver, frequentemente ela figura no ranking como a melhor em qualidade de vida. Em 2010 também foi sede dos jogos olímpicos de inverno.
Vancouver oferece diversos atrativos em todas as estações do ano, eu peguei o outono do mês de outubro e a paisagem com árvores vermelhinhas tornou a viagem encantadora. Um detalhe importantíssimo, Vancouver também é conhecida como "Raincouver", afinal chove muito, principalmente nesta época, isso quer dizer que o guarda-chuva e a capa de chuva se tornarão itens essenciais na sua vida, inclusive existe muito vestuário dedicado à isso, são muitos sapatos, jaquetas e calças "waterproof" que embora não sejam elegantes, se tornarão item básico do guarda-roupa.

 













Além de beleza e qualidade de vida, Vancouver tem um excelente esquema de transportes integrados, onde é possível ter acesso ao ônibus, seabus, skytrain  com o mesmo bilhete (dependendo da tarifa escolhida).
A educação também é uma das melhores e diversos estudantes optam por Vancouver, seja para estudar inglês, high school ou Universidade. Isso sem falar na segurança que a cidade oferece.
Dentre as pesquisas, tanto avulsas como por sites de agências, encontrei a escola Kaplan e ficou mais em conta fechar com a agência. A hospedagem também fechei com a agência STB, que utilizava os serviços da Cypress no Canadá, responsável por hospedagens em host family ou em residência estudantil.
O Canadá em um país multicultural e a sua população na maioria formada por imigrantes que se naturalizaram lá. Em Vancouver, a proporção de imigrantes é até maior, na maioria, são cidadãos da Ásia que vão para lá para tentar algo novo ou para investir a grana que ganharam em seus países de origem. Com isso quero dizer que na maioria das vezes, a pessoa que vá pela primeira vez estranhe a quantidade de imigrantes e que também quem vai a estudo estranha que a casa não seja de um típico canadense, mas fique calmo, a regra número 1 das host family é falar o idioma local, ou seja, o inglês.
Comigo não foi diferente de tantos estudantes que conheci, fiquei na casa de uma família de Filipinos que moram há alguns anos em Vancouver e são pessoas maravilhosas.


Minha família canandense

  

A vida de intercambista nem sempre é fácil e pode acontecer de a família não ser exatamente como você idealizou, mas no meu caso eu tive bastante sorte. No meu primeiro dias, já cheguei na casa e a host mother me explicou todas as regras da casa e me levou para comprar o cartão do ônibus, me ensinou toda a regra dos transporte e ainda me ensinou sobre as melhores formas de chegar à escola, me indicou o aplicativo ideal para acompanhar o ônibus e ainda pediu para a filha dela me levar na escola no primeiro dia  (coisa fofa demais! ) Mas ouvi histórias diferentes de outras famílias, onde as pessoas tiveram que se virar.
Na minha host a casa tinha dois andares e eu ficava no andar debaixo e a família no andar de cima o que me dava privacidade e a eles também. Moravam outros estudantes na casa também, vindo de outros países, mas cada um tinha seu quarto. A Cyress se preocupa em não colocar alunos da mesma nacionalidade na mesma casa, para assim te incentivar a falar inglês, há também a preocupação da família não falar português.
As famílias geralmente entregam a chave de casa e algumas impões regras com horário, esse não era meu caso (amém).

A família também pode ter reggras específicas quanto ao horário de banho, uso da cozinha e hora de chegar em casa, neste caso o respeito as regras é fundamental!
Casas da minha rua no Canadá

Geralmente o contrato também é fechado com alimentação na casa, eu fechei café e jantar. É uma forma até mais econômica, pois assim você pode fazer um café reforçado, passar o dia inteiro fora e ainda jantar em casa. O jantar normalmente é servido bem cedo  (tipo 6 da tarde) mas dependendo da família, se você não estiver no horário em casa (e desde que tenha avisado) eles guardam seu jantar. Tive sorte aqui de novo.

O legal da família é que você além de praticar o inglês na escola, você também tem a oportunidade de trocar experiências no âmbito familiar, pratica o vocabulário no dia a dia e ainda conhece a cultura de uma família estrangeira.
Diferente do que se pensa, a maioria das pessoas vivem na região metropolitana e não em Vancouver propriamente dita, isso quer dizer que ao optar pela host family o aluno será alocado um pouco longe do centro da cidade e da escola, mas como falei do sistema integrado de transportes, isso não será um problema, visto que é possível chegar na escola em até 45 minutos no máximo. No meu caso, fiquei no município de Burnaby e levava 30 minutos para chegar na escola utilizando dois ônibus. A maioria dos estudantes viviam em Burnaby, mas ele pegavam o skytrain para ir a escola. Para quem mora em North Vancouver, a opção é o seabus.
Provavelmente será esse o esquema: Você vai morar em Burnaby, Richmond ou North Vancouver com uma família de Filipinos ou de outras nacionalidades que vai te acolher super bem e que você não vai ter vontade de ir embora.
A escola Kaplan é ótima, fica bem no centro e o skytrain é pertinho, onde também tem um ponto de ônibus, facilitando o acesso. Assim como Vancouver, a escola também é multicultural tanto os alunos quanto ao staff. Para se ter uma idéia, cada atendente fala pelo menos mais um idioma além do inglês, para facilitar a vida num momento de aperto ou no primeiro contato (para aqueles que vão sem saber nem o básico) e sim, tem alguém que fala português (tem uma brasileira na recepção da escola), mas este recurso é só em  momento de grande dificuldade, a exceção da exceção, afinal é proibido falar qualquer idioma que não seja o inglês na escola.
Turma do inglês, no dia do pumpkin carving

Aliás, conheci muitos brasileiros e fizemos um acordo de nunca falarmos português por lá.
Dentro da escola, havia uma agência de turismo, que facilitava a vida de quem queria um passeio de final de semana, a West Trek, mas sinceramente não indico, ela é meio desorganizada e explico em outro post. 
As salas de aula também são super bem equipadas com lousas interativas, professores bem treinados e alunos bem humorados. No primeiro dia sempre temos um teste para enquadramento de nível e no dia seguinte já estamos encaixados na sala de aula (que já possui turmas com matérias em andamento). O horário das aulas é determinado pela secretaria e se você tiver sorte (como tive) cai no horário da manhã, o que te permite a tarde livre para curtir Vancouver. Como fui para um curso intensivo e com aulas de business, eu ficava na escola das 8:30 as 11:45 e das 14:30 as 15:45 e ainda tinha lições de casa e atividades online, ou seja, estuda-se muito o que é muito bom! Na faixa de horário das 11:45 as 14:30 era meu almoço e se eu quisesse, poderia encaixar mais uma atividade extra para aperfeiçoar. 
No primeiro dia de aula já fiz amigos, muitos deles brasileiros que me acompanharam em quase toda a jornada pelo Canadá e isso tornou a experiência ainda mais especial. 

Considerando que outubro é o mês do Halloween, não faltavam eventos dentro da escola e fora dela. Lá o Halloween é levado a serio e todo mundo curte junto! Tão sério que existe um dia na escola dedicado ao Pumpkin carving, onde transformamos as abóboras para as festas e ainda a melhor abóbora ganha prêmio. No dia do Halloween tem que estar fantasiado e diversas lojas se dedicam muito à isso. Tem até concurso para escolher a melhor fantasia. Para se ter uma ideia, tem divulgações constantes das festas de Halloween e até algo parecido com as noites do terror do Playcenter no parque Playland.




Existe o calendário na escola com todos os eventos do mês, com acesso gratuito ou com ingressos com desconto adquiridos na própria escola  que vão desde estas festas até jogos de Hockey (que super indico).
Outro evento importante em outubro para os canadenses é o Thanksgiving (ação de graças), diferente do EUA que comemoram o feriado em novembro, na Canadá a comemoração é em outubro e com direito a todas as honras: Feriado, abóbora, purê de batatas e peru.
Ao final do curso em seu último dai de aula, acontece a graduação, onde recebemos o certificado.

 

Por hora é só, vou falar sobre a cidade nos posts posteriores, mas não deixem de conferir os videos no meu canal do youtube: https://www.youtube.com/jessicabordin
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil