Vancouver / Canadá - Parte II . Itens para sobrevivência.

Oi gente!
No post anterior falei sobre minha escolha de intercâmbio no Canadá, hoje vou falar dos atrativos que a cidade de Vancouver tem para turistar, morar, estudar ou mochilar. Para ficar mais fácil, vou dividir em tópicos e hoje o assunto é alimentação, transporte e compras.


Localização e População
Vancouver que está localizada na British Columbia (onde tem uma das estradas mais bonitas do mundo) é uma cidade multicultural que parece o quintal da Ásia (tem muitos asiáticos mesmo) e extensão do Brasil (sim, também tem muitos). para se ter uma idéia, segundo dados de 2014, para cada 100 habitantes, temos 48 Caucasianos, 28 são chineses, 9 são do sudeste da Ásia, 6 são do Sul da Ásia e 9 das outras nacionalidades.


Transporte
Vancouver detém um transporte de fazer inveja e um povo local muito receptivo. As atrações podem ser facilmente acessadas pelos ônibus e pelo skytrain. Se tiver dúvidas, os apps como"Moovit", "google Maps" e principalmente o "Transit", que usei muito, poderão te auxiliar com os meios de transportes e horários de chegada e saída.
ônibus escolar

Diferente de SP, os ônibus marcam todas as paradas igual o nosso metrô, então você não corre o risco de se perder e nem de ter que pedir para o motorista te avisar a hora de descer e, como os ônibus são bem pontuais e possuem GPS integrado, o aplicativo indica a parada no mesmo momento do letreiro do bus e ainda avisa quantas paradas faltam para você descer. se ainda assim quiser pedir ajuda do motorista, fique tranquilo, pois eles são super prestativos e se você estiver perdido, ele olha o GPS com você. Compre o bilhete de ônibus (chamado Compass card) de acordo com sua necessidade. Vancouver é dividido em zonas e cada zona possui uma tarifa. para saber qual a sua zona aí é só um mapa mesmo para poder te ajudar, portanto, adquira um gratuitamente logo no aeroporto. Para quem vai utilizar o ônibus ou o skytrain somente pelas regiões centrais, um cartão carregado como zona azul, atende as necessidades, caso contrário, verifique as tarifas de cada zona.

Alimentação
Devo dizer que Vancouver não e muito barato para comer não, então, durante a minha estadia eu tive vários momentos de economia, com o bom e velho Mc Donalds e também tive alguns momentos de ostentação. A taxa de serviço não é incluída no preço e o valor aceitável para essa taxa é de 15% a 20%, sendo 15% o mesmo que dizer que você não gostou do serviço.


Aqui vão os locais que mais frequentei:
The factory - Por CAD 4,95 é possível se alimentar com uma bela massa ou um excelente hamburger nesta franquia. a bebida é claro é por fora, então quando se coloca a bebida e a taxa de serviço, o valor vai para algo em torno de CAD 9,00. O ambiente é bem rock n´roll e super aconchegante, tornou-se o "point" dos estudantes do Kaplan.

Japadog - Food truck muito tradicional na cidade e como o próprio nome diz, vende hot dog. Pense que o dog deles é bem diferente do nosso hot dog paulistano, então não se decepcione se não ver purê, salada e batata palha. Devo dizer que é bom, mas não é nada espetacular. o preço um pocuo salgado (mais ou menos CAD 7,00 sem a bebida)
Ballagio Café - Aqui começa a ostentação, o Bellagio fica na região central, a especialidade é a culinária italiana ou dependendo do horário, um café com waffles.. Esse restaurante é caro, mas achei bem aconchegante e com uma culinária muito boa.  Vale os quase CAD 30.
Steamworks Brewing Company - ostentação nível 2. Uma culinária de uns CAD 35 com boa massa, bom staff e a culinária varia entre alguns pratos alemães, italianos e muita bebida.


Caffé Artigiano - Uma franquia com excelente café e muffin. Recomendo o Muffin de Blueberry.
Melriches Coffeehouse - Famoso café na Davie Street (o bairro gay que falarei em outro post). Possui um staff super amigável, jornais e revista para te ajudar a passar o tempo, vista para a Davie Street, e um muffin maravilhoso (que não quero nem saber o que tem dentro).Ah, e tem wifi grátis. Dá para passar muitas horas ali sentada apreciando a turma que anda de um lado para outro, não só gays mas também de casais heteros principalmente de idosos moderninhos.
Tim Hortons - Franquia canadense de lanches. estilo McDonalds porém mais barato. esse é para mostrar que é canadense!

Red Robin - Restaurante que fica na Robson Street, onde gastei  16 dólares canadenses numa salada. Foi caro, mas foi algo libertador depois de tanta junk food.
 

Faubourg - Um café ostentação... Na minha busca pelo café perfeito, me deparei com esse francês na região central . pensa num negócio bom!


Granville Public Market - Fica na Granville Island e é algo como nosso mercado municipal, cheio de frutas, carnes e pequenas lanchonetes. Diversas opções que acabei não provando.


Se o que você quer é um café simples e  conhecido, vá até o Starbucks que tem a cada esquina, ou ao Blenz café.



Compras
Robson Street - A rua mais badalada no quesito compras, está localizada no centro, pertinho da Kaplan e de algumas estações do skytrain. Nesta rua, grifes famosas tem suas instalações, como por exemplo a Victoria Secrets, Forever 21, Winners e Old Navy


Nos arredores, temos diversas outras grifes, como Louis Vuitton, Prada entre outras. Se tiver grana, se perca pelos quarteirões do centro para fazer suas compras ostentação.
Pacific Centre - Shopping gigante no centro da cidade. tem lojas de marca (GAP, Banana Republic, Fossil, Ermenegildo Zegna) e outras lojas não tão famosas (pelo menos para mim).
Nordstrom - Shopping menos ostentação... 

Canadian Maple Delight - Chegamos a área de Souvenir... Na região de Gastown tem diversas lojinhas desse nível, com preços salgados para você comprar seus presentinhos. Essa aqui é só um exemplo, pois na região tem uma ao lado da outra.
Dollarama - Franquia excelente para comprar o que você não precisa (e as vezes o que precisa) por preços acessíveis. Várias coisas de CAD 1,00.
North Face - Loja (cara) para os artigos de inverno, aqui se encontra de (quase) tudo para seu esporte na neve.
Independente das lojas acima, recomendo muito um passeio pelo centro, lá você vai encontrar de tudo. No Halloween, diversas lojas são especializadas no assunto , vale o passeio e a pesquisa para pagar barato (ou quase barato)

Por hora é só... No próximos posts, devo falar sobre as atrações, vida noturna, parques e praias... Até lá!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil