Rocky Mountains - Alberta / Canadá

Demorei, mas voltei!
Hoje para falar da incrível e complicada viagem para Rocky Mountains, também chamada de Rockies. Complicada porque nem sempre tudo sai como planejado e o perrengue faz parte da vida de qualquer viajante que se preze.
Expectativa: Banff , Jasper, Icefields, Safari
Realidade: Banff, muita, mas muita  neve e uma pequena alteração de rota.
Não deixem de ler este post, pois apesar do perrengue, foi uma escolha que não me traz nenhum arrependimento e eu explico detalhes a seguir...



Os Rockies é uma faixa de Montanhas Rochosas que iniciam na Columbia Britânica e terminam no Novo México (EUA). São Quase 5 mil KM² de Cordilheira, apesar de extensa,  a parte que mais concentra visitantes fica no estado de Alberta, onde vamos localizar os principais arques nacionais: Banff e Jasper
Para fazer este passeio você precisa de pelo menos 4 dias, afinal, apesar de Alberta ser do lado da Columbia Britânica, o trajeto vai te tomar 12 horas de ida e 12 de volta (saindo de Vancouver), ou seja, dois dias só de estrada com o busão de tour.
Fechei essa viagem um dia depois em que cheguei em Vancouver para viajar logo na mesma semana. Escolhi a Discover Canadá Tours que me ofereceu um preço melhorzinho (377 dólares canadenses).
Na sexta-feira, partimos bem cedo do Canada Place com destino à Alberta. A estrada que liga os estados é um espetáculo à parte. 

Paramos para um café, depois paramos para um almoço, fomos ao local conhecido como "Last Spike", que é um local onde se comemora/homenageia a construção da Canadian Pacific Railway. O último prego marca o final desta construção do trilho que reza a lenda, utilizou uns 30 milhões de pregos. Mais do que a contrução "reza a lenda" de novo, o último prego simboliza a união nacional.



Após muitas horas de viagem, chegamos a pequena cidade de Golden, onde nos hospedaríamos nesta primeira noite. A cidade não tem muito a oferecer, porém como estamos nas montanhas, o local é bem bonito. Aqui, a primeira parada foi o restaurante onde jantamos. Era ação de Graças então o jantar era especial, também era o momento de integrarmos com a turma, afinal no bus não tivemos essa oportunidade.
De lá, voltamos ao Hotel, onde fizemos nosso Campfire com o tradicional marshmallow na brasa e o som do violão que uns mexicanos tinham levado. 



Fun Fact nº 1 - Choveu muito na estrada, então o local onde faríamos o nosso Campfire estava bem molhado, inclusive o carvão, que levamos um olé até conseguirmos acender a brasa. 
Fun Fact º 2 - Roubaram os espetos de fazer o marshmallow, portanto improvisamos com galhos de árvores.
Fun Fact nº 3 - O pessoal havia parado num mercado na cidade onde almoçamos e compraram bebidas. Estava tão frio, que eles colocaram a cerveja na janela e em poucos minutos ela estava estupidamente gelada...
Como estávamos bem cansados e estava bem frio, logo após comermos uns 2 marshmallows, voltamos para o quarto, pois o dia seguinte a estrada nos esperava e eu não estava a fim de ver um urso rondando o local, afinal ali é o habita deles.

A escultura do urso na entrada do hotel
No dia seguinte, levantamos bem cedo para seguir por algumas horinhas de entrada e iniciarmos o nosso tour de parques.
Primeira parada: Emerald Lake

 

O lago, apesar de pequeno e menos visitado, reserva uma beleza de tirar o fôlego, com suas montanhas, árvores e principalmente a água em tons de verde e azul. Se tiver tempo, é possível alugar um caiaque para explorar o lago.
parte chata: a porte de madeira de onde era o nosso trajeto, também era trajeto dos caminhões e guardas do parque, portanto, toda hora tínhamos que parar para dar espaço para eles passarem. isso encheu nosso saco! 


Terminado o primeiro lago, seguimos para a nossa segunda parada, para mim, a mais esperada, o motivo de eu ter pagado 377 dólares: Lake Louise.



A chegada já reservava um belo local: Diversas árvores gigantes cheia de neve, parecendo aquela árvore de natal que você compra na 25 de março salpicada com cal branco.... Pensa uma floresta inteira destas árvores.
 
O lago, assim como o Emerald, tem águas em tons de azuis e verdes, porém aqui a extensão e a estrutura são muito maiores. Também possui caiaques para aqueles que quiserem explorar o lago por dentro.
Se você tiver grana, vá ao hotel Fairmont Chateau, um local riquíssimo que fica dentro da estrutura do parque onde abriga o Lake Louise.


O lago é lindo e como havia nevado durante a noite, o chão estava maior parte coberto de neve, o que fez a alegria minha e de muitos por ali. 

Após muitos momentos de diversão, partimos para uma outra parte do parque, onde tínhamos o passeio de gôndola que ia até o topo da montanha, de onde era possível admirar o lago em toda sua amplitude. Para a gôndola, tínhamos duas alternativas: ir na gôndola fechada ou  ir na cadeira aberta, balançando os pezinhos, tomando chuva, neve e frio  e cagando de medo. Eu escolhi ir na cadeira, claro!

 
Chegando no alto, o tempo nublado impediu de termos a vista prometida, mas foi legal. Logo começou a nevar e fazer muito frio, então corremos dali, dessa vez, uma gôndola fechada, pois estava muito frio.

Cadê a vista do Lago??
Entramos no bus e a próxima parada era um lago que segundo nossa guia era ainda mais bonito: Moraine Lake.


Nessa hora, nevava bastante e fazia frio, mas paramos para contemplar o local, tirar um monte de fotos e subir nas pedras (escorregadias) e aproveitar nosso tempo.

 

Devido ao tempo, o lago que deveria ser claro como os anteriores, estava num tom de verde escuro, as arvores completavam a incrível paisagem agora cinza.

  
Deu até para fazer vídeos nos lagos...Vejam abaixo:


Muita neve depois, entramos no bus e partimos para a cidade, porém antes do hotel, uma paradinha no Bow Lake, que flui por quase toda Rocky Mountains, Paramos, fizemos a foto do grupo e partimos para a cidade onde nos hospedaríamos esta noite: Banff.


Mas a festa não acabava aí não, em Banff, deixamos nossas coisas, tomamos um banho e fomos explorar a cidade e jantar. O resultado disso e o perrengue final, contarei no próximo post. Até lá!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil