Seattle - Estados Unidos / EUA

Os EUA nunca estiveram presentes em meus planos de viagem, mas alguns locais me chamam bastante a atenção e as escalas de voos tem me permitido conhecer alguns deles. Em minha estadia em Vancouver, tive a oportunidade de incluir Seattle em meu roteiro.

Seattle para os roqueiros (como eu) é a terra do grunge, reduto de bandas como Nirvana e SoundGarden.
Para aqueles amantes de séries, é a cidade onde foi gravado Grey's Anatomy. Como faço parte do grupo dos roqueiros, a viagem a Seattle teve uma cara toda especial, afinal decidi fazer o percurso do grunge, visitando os bares mais legais e populares deste cenário.
 

Mas nem só de séries e grunge vive a cidade, então vamos começar por outras atrativos.
 Aqui foi inaugurado o primeiro Starbucks em 1971, hoje localizado no famoso 'Pike Place Market'. Quem quiser se arriscar, existem filas enormes de fãs da rede de café mais conhecida no mundo para provar o café ou comprar souveniers exclusivos. Esse é o tipo de experiência que resolvi pular!

Ainda nessa região, claro que temos o próprio Pike Place Market, que nada mais é que um Mercadão com produtos frescos, artesanatos, gastronomia e muita, muita gente! O local existe desde 1907 e atrai turistas de todos os cantos.
 
E o que falar do Gum Wall (eu achei nojento) que é um museu com vários chicletes colados. Essa coisa surgiu em 1993, quando as pessoas ficavam na fila para assistir aos espetáculos de teatro e colocavam seus chicletes enquanto aguardavam a entrada. Em 1999 virou ponto turístico em em 2015 houve a limpeza do local, onde foram removidos mais de 1 tonelada de chiclete em 3 dias de trabalho por 130 homens. Mas como tradição, logo ela estava cheia de chiclete de novo.


Outro cartão postal da cidade e muito  é o Great Wheel (Roda Gigante) no local conhecido como Waterfront, que fica nas proximidades do Pike Place. São 53 metros de altura numa construção de 2012. Vale a pena se tiver tempo.
Se bater a fome, não muito longe dali encontramos a minha parada obrigatória em cada cidade: Hard Rock café. Lembro que tocava Yesterdays do Guns ´n´ Roses quando cheguei. Só minha banda favorita :). O hard Rock é sempre excelente em qualquer lugar do mundo.

Outro ponto, cartão postal da cidade e muito conhecido pelos amantes das séries, é o Space Needle. A figura deste grande obelisco estampa a série Grey's Anatomy. Esta torre, inspirada na torre de Sttutgart (Alemanha) foi construida em 1962, são 184 metros de altura e lá no topo tem um concorrido restaurante giratório.
A arte também tem seu espaço na cidade, prova disso é a quantidade de museus que a cidade possui. Um deles bem do lado da Space Needle, o EMP, Um museu dedicado à história da música e ficção científica. Destaco aqui uma arquitetura bem interessante.


Também temos o Seattle Art Museu, com artes modernas e contemporâneas vindas de vários  locais do mndo.

No ramo da arquitetura, vale destacar a Public Library, uma biblioteca pública lindíssima com quase um milhão e meio de livros.

 

Na região da Pionner square, temos entre tantas coisas legais, um monumento dedicado aos bombeiros. A idéia surgiu como uma homenagem aos bombeiros mortos em combate a incêndio em um armazém em Chinatown no ano de 1995. O monumento está exatamente ao lado do departamento  de incêndio de Seattle, na Occidental Park.
 
Vamos falar de Rock e meu foco nessa cidade? 
Fiz o trajeto por alguns bares onde bandas populares da cena grunge iniciaram sua carreira, comecei pelo El Corazón (também conhecido como Off Ramp). Este lugar existe desde 1910  e ainda recebe shows de bandas alternativas todos os dias. Aqui em 1990 o Dave Grohl (hoje vocal e divo do Foo Fighters) tocou pela primeira vez com o Nirvana. Neste local também temos as primeiras apresentações do Soundgarden.


Ok Hotel -  Fiquei com medo de passar por aqui, então tirei uma foto discreta na esquina. Neste hotel, foi realizada a primeira apresentação ao vivo de "Smells like a Teen Spirit"  em abril de 1991. Hoje aqui ainda funciona um hotel e meu medo se deu por conta da quantidade de moradores de rua que ficam nessa região. O hotel está bem embaixo do viaduto na Alaskan Way.


Re-bar - Neste local foi comemorado o lançamento do álbum "Nevermind" em setembro de 1991. Ainda hoje o local funciona como um bar que atrai o público alternativo, gótico, punk e LGBT. Vá de coração aberto!
The Crocodille -  Acho que meu preferido, pois aqui iniciaram bandas como R.E.M., Pearl Jam, Alice in Chains, Mudhoney e tantas outras. Ainda hoje é o local preferido de muitas bandas e é considerado o melhor local de música ao vivo da cidade. Em 1992 rolou show surpresa do Nirvana neste local, aliás, eles tocaram diversas vezes aqui.

Object - Aqui era local de ensaios do Pearl Jam e Soundgarden, na época se chamava Black Dog Forge. Atrás desse prédio também fiuncionava um ponto de encontro dos Punks da cidade. Hoje funciona uma loja de design neste endereço.

Não tive tempo de visitar, mas recomendo assim mesmo uma visitinha ao Soundgarden, como é conhecido o Magnuson Park. Também não visitei mas recomendo o Volunteer park, onde temos a escultura Black Sun, que inspirou a música Black Hole Sun do Soundgarden.

Infelizmente não tive mais tempo de explorar mais a cidade, mas espero que vocês tenham gostado deste trajeto. Ahh se não quer ir para a cidade, tem a opção de aproveitar o bus do turismo para ficar no outlet, mas acho muito consumismo ahahahaha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil