Berlim - Alemanha: O intercâmbio!

Demorei mas postei!
Foi aqui que tudo começou, minha primeira viagem internacional disfarçada de intercâmbio, ou será meu primeiro intercâmbio disfarçado de viagem? Tanto faz, o importante é que esse lugar foi, é e continuará sendo o lugar mais importante para mim :)

Brandenburg Tor
A Agência de intercâmbio
Na época (2012) fechei o intercambio e a casa de família com a agência Experimento.  A Agência é boa, me deu todo o suporte necessário (tive pequenos problemas pontuais que foram resolvidos depois), mas no geral me responderam os e-mail e me atenderam quando foi necessário.
paguei por este curso 230 euros por semana e mais 230 por semana pela acomodação. Como peguei uma noite extra na casa da família, paguei o excedente da noite de 40 euros. Detalhe, em 2012 o câmbio para fechar esta viagem foi R$ 2,64 (outra realidade).
As passagens aéreas comprei na Experimento também, pois achei mais cômodo e havia um desconto para estudante. Foi rápido, fácil e recebi o e-ticket no mesmo dia da compra.
Uma semana após fechar o curso, já recebi a confirmação da escola (em inglês) e uma semana antes de viajar, recebi a confirmação da casa de família, com os nomes, endereço e dados para contato. Achei interessante mandar um e-mail para eles para me apresentar antes de embarcar e eles responderam prontamente.


A viagem
Embora eu já tinha viajado de avião outras vezes, eu morria de medo!E encarar pouco mais de 9 h de vôo até Madri onde seria a escala e mais 2h30 até Berlim, não seria a tarefa mais fácil da minha vida, mas a vontade de explorar novos lugares era maior que o medo então, peguei a mala e fui!
Claro que teve perrengue básico como voo cancelado para Madri, ter que esperar até o dia seguinte para viajar e chegar em Madri ter que mudar a passagem para Berlim, pois perdi o voo dado o atraso de um dia para sair do Brasil. Acontece! Ganhei uma noite em Madri bancada pela Ibéria...
Na imigração, facilidade total... Nem me fizeram perguntas e detalhe: Nessa época, estavam deportando muita gente, portanto passar pela imigração sem perguntas foi uma glória!

Meu hotel em Madri
O vôo que me deu dores de cabeça


Chegada em Berlim e a casa de família.
Quando eu cheguei em Berlim o transfer estava me esperando com uma plaquinha com meu nome (no caso com o nome da minha mãe). Nessa época, eu só tinha o básico de alemão, então ali o desafio começava. Chegando na minha homestay, claro que eles não falavam outro idioma e me explicaram as regras básicas da casa em alemão que eu tentei entender (e entendi quase tudo), já me deram a chave da casa para eu entrar e sair quando quisesse, me ensinaram a regra do banheiro (tirar água do Azulejo toda vez que eu terminar de tomar banho),  me falaram as regras do café da manhã (eu teria que me virar sozinha na semana devido aos compromissos profissionais deles), poderia comer de tudo que tinha lá, regas  do jantar (todos os dias entre as 19:00 e 19:30 religiosamente), o jantar era com a família, assim como o café nos finais de semana, se eu não fosse chegar para o jantar era só avisar.
Meu quarto em Berlim
Minha hostfamily

Uma semana após a minha chegada, vieram também para a casa duas italianas (uma delas falava ate português), elas eram estudantes de ensino médio e estavam aperfeiçoando o alemão também. Eram umas fofas! mas a agenda delas super cheia de compromissos com a escola impediu que fizéssemos os mesmos passeios, mas batiamos altos papos na casa :)
E o que falar da filha do casal? Tenho um post dedicado só a educação na Alemanha aqui.  
Minhas italianinhas lindas

Como tive problemas com o voo, cheguei em Berlim no dia que eu deveria começar as aulas, eu teria que fazer teste de nível e tal...O dono da casa já ligou na escola, explicou a situação e minha aula ficou para o dia seguinte. A dona da casa por sua vez, foi me explicar como funcionava o transporte e me levar para comprar o bilhete de transporte (que era todo integrado). O dono me deu o mapa da cidade, do metrô e me explicou como chegar na escola. No mesmo dia eu quis ir andar pela cidade (sozinha) e ir até a escola para conversar com a secretária e ouvir as primeiras instruções do local. Já peguei o mapinha e fui pro centro, daí foi a minha primeira impressão no primeiro contato mesmo com tudo. Dei uma volta pelo pelo Rio Spree, comi uma pizza quadrada e fui conhecer alguns lugares. Teve um momento em que eu estava meio desorientada no local, então vi uma moça que parecia ser simpática e parei para pedir umas informações com meu alemão básico, e, por incrível que pareça eu entendi as instruções dela. Cheguei ao meu destino e com a boa impressão sobre o povo, que até ali me atenderam muito bem.

Pizza quadrada???

Rio Spree
Vamos andar??

No dia seguinte, a minha aula começava a tarde, então eu acordei cedinho para explorar a cidade antes. Minha primeira parada, é claro foi o portão de Brandenburgo, que eu já tinha visto no mapa que existia uma estação chamada "Brandenburg Tor" e eu já fui direto para lá. Era o ponto turístico que eu precisava ver, o símbolo da cidade!  Juro que deu vontade de beijar o chão quando cheguei, foi uma coisa de louco! Naquele momento eu percebi que realmente eu tinha chegado na cidade que eu tinha sonhado em me conhecer.


Andei ali aos arredores e aí já fui para a escola, correndo, pois estava em cima do horário é claro!

A escola:
Na escola, o curso funcionava da seguinte maneira: Não havia horário fixo das aulas, portanto toda semana saia o calendário com os horários das aulas, sendo que na mesma semana eu poderia ter dois horários diferentes: De manhã ou a tarde. Achei ótimo, pois assim todos tinha a oportunidade de passar por todos os horários, afinal o mais concorrido sempre é a turma da manhã e essa medida acabava com a concorrência. 
Os professores também variavam, tive três professores diferentes, cada uma com um estilo de aula diferente, mas todos excelentes! O livro comprei lá e para minha surpresa eles usavam o Tangram, que usei no Senac.
As aulas eram bem dinâmicas, todos tinham que participar. Ah e tudo em alemão, não havia tradução para nenhum idioma de nada do que era falado. Super recomendo a escola.Em relação ao nível : Já entrei no mesmo nível que parei no Brasil, sem precisar de prova (pois eu havia negociado isso com eles no dia anterior hahaha).
No primeiro dia, já conheci bastante gente da escola inteira, e meus amigos de lá acabaram sendo os brasileiros, mexicanos e italianos... Após a escola, mais andança e os locais mais importantes que conheci, virão no próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil