Alemanha Berlin / Berlim (parte 2)

No posta anterior falei do intercâmbio, hoje vou falar dos locais de interesse para se conhecer em Berlim.

O que visitar:

Reichstag
O Reichstag é o palácio do parlamento alemão.Possui uma historia turbulenta, foi saqueado e bombardeado, mas ainda está firme e forte e ainda atrai turistas do mundo todo.


Apesar de uma arquitetura antiga, possui uma moderna cúpula de vidro, ao qual é possível visitar de graça (basta agendar pelo site) Na época que fui, tínhamos que pegar fila, hoje já não é mais assim.





A cúpula muito moderna, tem uma torre de espelhos linda e uma vista incrível de Berlim.



AlexanderPlatz
A praça mais famosa de Berlim, possui alguns dos monumentos mais expressivos da cidade
Weltzeituhr,  A Fernsehturm, e a Neptunbrunnen, além disso, foi um marco importante nos anos 20, local de manifestação cultural cafés, cabarés, teatros. Também foi ponto de venda de gado e de lã. A praça leva esse nome em homenagem ao czar da Russia, o Alexander I que visitou Berlim em 1805.
Na guerra fria, foi o ponto principal da Alemanha Comunista... Atualmente é rodeado de lojas, ainda atrai muita gente, pois há bons cafés na região, o público variado e alternativo.. Aqui o caos e a história se misturam.

FernsehTurm
A torre da TV (Fernsehturm) é uma torre imponente que rouba a cena em quase todas as fotos de Berlim.

O topo redondo abriga um restauramte giratório e a fila de espera para a reserva é grande. Independente do restaurante, o legal da torre é que você vê a cidade inteira!!!



Weltzeituhr (Relógio do Mundo) - Inaugurado em 1969 traz o horário mundial em tempo real e também serve de ponto de encontro para muita gente na cidade.




Neptunbrunnen (fonte de Netuno) - É uma linda fonte construída em 1891 por Reinhold Begas, que retrata Netuno, deus das águas na mitologia romana, rodeado de 4 figuras femininas que representam os 4 rios principais da Prússia: os rios Reno, Elba, Vístula e Oder.


  

Calçada da Fama  
Sim, Berlim também tem sua Boulevard das estrelas. A calçada foi inaugurada em 2010 na região de Postdamer Plaz em homenagem aos grandes nomes do cinema alemão. A primeira estrela a ser colocada não poderia ser de outra pessoa além de Marlene Dietrich.




Sonycenter 
Perto da calçada da fama, o moderno complexo de lojas chama a atenção. Aqui também é ou era) o único local onde se era possível ir ao cinema e assistir um filme em idioma original. Sim, a Alemanha tem uma lei em que todos os programas de TV e filmes do cinema tem que ser dublados em alemão.



 

Igrejas
Berliner Dom 
 A linda catedral ao lado da ilha dos museus. É uma catedral Protestante (não é católica, pasmem!) foi construída em 1905, foi danificada durante a segunda guerra e só foi reaberta em 1993. É possível visitar por dentro mediante a uma taxa  de 7 euros que dá direito ao áudio guia. Para chegar até a cúpula, nada como subir 270 degraus, que compensa a vista de Berlim Mitte.



Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche (Igreja memorial ao rei Guilherme I)
É uma igreja que ainda preserva sua cupula bombardeada na segunda guerra como se fosse um marco para que toda a população se lembre dos horrores que ocorreram até 1945. Aliás, é apenas essa torre que está de pé de toda a construção, que era considerada um orgulho da cidade antes da guerra. Quando fui, estavam restaurando o exterior da igreja, então as fotos estão com essas proteções ao redor


 Por dentro, diversas histórias da igreja antes e depois da guerra.


 Na parte principal da igreja, tem um lindo salão one ainda é possível assistir ao coral aos sábados.


MuseumInsel
A ilha dos museus abriga 5 museus totalmente diferentes, com um ingresso é possível visitar os cinco, portanto reserve o dia para isso. è uma ilha mesmo, localizada pelas margens do Rio Spree e perto da Berlner Dom.
É possível tirar fotos de quase tudo, existe uma obre onde é terminantemente proibido fotografar: O busto de Nefertiti no Museu Egípicio,

PergamonMuseum -Super popular, é como se fosse três museus em um, possui um acervo de antiguidades clássicas e logo na entrada, uma espécie de altar branco remetendo a Babilônia.
O outro acervo é dedicado a cultura islâmica e o terceiro acervo de antiguidades



Neues Museum ou conhecido também como Ägyptisches Museum (Museu egípcio) - Foi construído entre 1843 e 1855 onde está a maravilhosa Nefertiti, a rainha egípcia conhecida como a mais bela mulher do mundo, além de possuir no acervo diversos pergaminhos, papiros e coleções arqueológicas.
Este museu foi muito danificado e parcialmente destruído na época da guerra, por esta razão, após sua restauração recebeu o nome de "Neues Museum"
É o museu mais lotado!

 

Altes Museum - é o museu mais antigo de Berlim, também é o maior e foi projetado por um influente arquiteto prussiano e possui acervo de arte grega e romana. na parte redonda, há uma organização das estátuas simulando a batalha de Tróia. Por fora, é o mais bonito!




Alte Nationalgalerie - Construído entre 1866 e 1876, foi restaurado em estilo neoclassico e com arquitetura semelhante a um templo grego, possui em seu acervo obras de Monet, Renoir entre outros...

Bode Museum - é o museu barroco de forma arredondada que vemos as margens do rio Spree, foi o quarto museu a ser construído em 1904 e conserva pinturas romanas e bizantinas



MauerPark 
O Parque do muro, que leva ese nome justamente por que ainda conserva parte do polêmico muro de Berlim. Aos domingos no verão ocorre o karaokê ao ar livre e todos são convidados a se divertirem soltando a voz. Sinceramente eu achei o lugar meio abandonada, mas vale  visita...



OlympiaStadion 

 
 Foi construído em 1868 para as corridas de cavalo e recebeu diversas outras atividades, mas foi a partir de 1934 que houve a demolição e a idéia de Hitler de transformar o local em estádio olímpico para receber as olimpíadas de verão. A construção foi chamada de "Reichsportfeld". No total de 2600 pessoas trabalharam nessa construção e em 1936, a polêmica olimpíada ocorria, foram 3956 atletas competidores mas foi o Jesse Owens que se destacou, o atleta americano ganhou 4 medalhas de ouro na corrida de 100m e 200m, para desepero do Hitler que queria se consagrar. Somente em 1949 o senado decidiu renomear o local como "Olympistadion". Após isso, diversas atrações ocorreram no local: Novas Olimpíadas de verão, copas do mundo e shows: em 2009 o U2 levou a 360º tour para 90 mil espectadores, um recorde!



 

Hoje é possível visitá-lo e ainda conserva o sino da olimpíada de 1936.




No próximo post, falo da vida noturna e dos locais para comer e comprar :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil