Cidade do Panamá - Panamá

Hora de falar sobre o Panamá e como resolvi conhecer a capital panamenha.


Bom, neste ano, ao fazer umas pesquisas de destinos, decidi por finalmente conhecer a Colômbia, algo que já planejava há anos mas que ainda não tinha saído do papel. Com algumas milhas de sobra, dava para ir de Copa Airlines, o que obrigatoriamente inclui uma conexão no Panamá.
Atenção, se você vai fazer uma conexão no Panamá e deseja sair do aeroporto, é muito importante que sua conexão tenha mais de 6 horas... Menos que isso é inviável sair do aeroporto, pois só o tempo que se gasta com imigração e a distância do aeroporto para a cidade, não dá para fazer nada. Para eu poder sair e conhecer a cidade, escolhi uma conexão de mais de 12 horas para que houvesse tempo hábil de sair do aeroporto e ainda conhecer os pontos principais: o Canal do Panamá era o meu maior interesse e o Casco Viejo. Se sobrasse tempo, veria algumas cositas mas.


Para fazer alguns passeios desde o aeroporto, você terá várias opções: alugar um carro no aeroporto, pegar o trem de lá mesmo e fazer alguma baldeação ou contratar um tour,  o  que achei mais viável,  pois esse tour me levaria ao canal do Panamá, esperaria em torno de 2 horas para ver o funcionamento do Canal, seguiria a feira de artesanato, ao Casco Viejo  e levaria de volta ao aeroporto (eu preferi ficar no Casco Viejo e pegar um táxi depois, havia bastante tempo para explorar com  calma.

Chegando ao Canal do Panamá uma das maiores obras de Engenharia do mundo  pude ver o funcionamento daquela magnitude e ver a travessia de um navio pelas comportas.

O Canal:

O Canal do Panamá começou a ser construído pelos franceses em 1880. A idéia era criar um ponto de travessia entre o oceano Pacífico e Atlântico sem que os navios de carga dessem a volta na America do Sul, reduzindo o perigo, diminuindo o tempo de travessia de 20 dias para apenas 8 horas e agilizando a comercialização de mercadorias,. Através da abertura do canal como se fosse um corredor , o nível do mar nesse trecho baixaria, o navio atravessaria e depois com as comportas fechadas o navio seguiria.

 

A obra não foi finalizada pelos franceses, pois enfrentaram diversas dificuldades com projeto e principalmente com as doenças como malária, que matou muitos trabalhadores.  Em 1903 o governo americano assumiu a obra, alterou o projeto e, neste novo, ao invés da água baixar, ela sobe... São 100 milhões de litros de água para fazer as embarcações subirem.... A obra foi entregue em 1914. Já em 1999 o Panamá assumiu o controle total do Canal.


Existem 3 Eclusas havia uma 4ª em cosntrução) onde pode se assistir esse processo, o tour me deixou na Miraflores, uma das principais entradas e mais próximas do centro da cidade.
A entrada custa, para estrangeiros, 15 balboas, moeda do Panamá, ou 15 dólares... a conversão é igual e ambas são aceitas para comprar o bilhete turístico.

Por dia passam de 35 a 40 barcos e são 3 comportas que fazem o processo: O navio leva cerca de meia hora  por comporta e o custo depende da carga transportada. O mais caro que se tem notícia foi em torno de 1 milhão de reais. Cada comporta, em Miraflores, mede 22 metros e pesa 700 toneladas. O tempo total de travessia do Canal, que tem 77 km de extensão, leva de 8 a 10 horas.


Assistir o processo é muito legal. Além de ver o navio, há um Museu com toda  essa história através de fotos e vídeos, uma cabine, miniaturas e vários painéis, o tempo que o tour espera (2 horas) fica da para ver tudo isso tranquilamente.





A Cidade :)
Saindo do Canal do Panamá, segui para a feira de Artesanato (todo tour coloca esse tipo de  coisa no meio do caminho), sem grandes novidades. Comprei um boné, pois um chapéu Panamá não ia ser muito útil aqui...

Depois da feira, seguimos ao Casco Viejo. Chegando lá, já dispensei meu tour pq iria fazer tudo sozinha dali em diante.
Parei para almoçar num restaurante chamado Diablicos, bem restaurante com comida típica panamenha e um ambiente bem engraçado: Diversos bonecos e máscaras de diablicos, como o folclore panamenho A comida é excelente! 

Lindo e típico restaurante 

Uma limonada super refrescante

A comida era excelente, só esse negócio ao fundo parecendo salsicha que estava extremamente doce
Após isso, andei por ali. Casco Viejo é como  se chama o centro. Dei uma volta meio sem rumo e sem preocupação do jeito que gosto e fui ao Arco Chato, um monumento turistico que fica no local que antes pertencia a igreja de Santo Domingo.



Saindo dali, segui pela rambla onde há várias barraquinhas de artesanato e andei até o mirador do Pacífico, segui para o relógio Floral e ali, após observar os arredores e descansar um pouco, segui para o parador fotográfico, onde tem o letreiro "Panamá"... 


  



Ali se anda bastante baixo a um sol escaldante. No verão a temperatura varia dos 26 ao 36 graus. No inverno também, a diferença é a chuva.


Após todo o trajeto, fiz algo que tenho que fazer em qualquer cidade do mundo: Segui para o Hard Rock Café para comprar uma camiseta :)
O Hard Rock de lá fica dentro do shopping. Com minha camiseta comprada, dei uma voltinha no shopping e segui para o aeroporto de táxi.

O vídeo abaixo tem um pouco das minhas andanças...



Mais um tempinho para passar a imigração de novo e segui para meu novo destino: Cartagena!

Biomuseu - Um museu bem diferente na Ciudad de Panamá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil