Christchurch - New Zealand


Christchurch...Uma grata surpresa ;)


É assim que defino a cidade que mais se reinventou na Nova Zelândia.
Apesar de ser uma cidade marcada por tragédias, Christchurch também é a cidade da reconstrução,  da volta por cima. Prova disso é que em meio a tanta coisa ruim, a cidade ainda conserva uma energia boa, cores, paisagens e histórias que  motivam e alegram seus visitantes. Apesar de ser a maior cidade da ilha sul, tem um centro pequeno e fácil de ser conhecido em apenas um dia, mas quem me conhece , sabe que um dia não é suficiente para sentir a vibe.

O que fazer:
Visitar o Jardim Botânico e se perder no meio das flores e da Silver Fern, a árvore símbolo do país e que também  caracteriza o uniforme do All Blacks, o famoso time de rugby nacional. As folhas dessa árvore são verdes na parte de cima e prata na parte de baixo.

Dentro  do Jardim botânico está o Museu Cantebury e do outro lado a saída dos botes para o Rio Avon, que aliás é uma atração à parte. O rio atravessa a cidade e proporciona belas paisagens entre parques, Pontes, jardins... Christchurch aliás é conhecida como a cidade Jardim, devido a quantidade deles pela cidade...
Beirando o rio, você encontra algumas lembranças:
Canterbury Earthquake national Memorial, um memorial com nomes das 185 vítimas do terremoto de 2011.

Bridge  of Remembrance:  É uma ponte + arco em memória de homens e mulheres que participaram das 2 guerras mundiais.

Seguindo pela cidade, você encontra um museu com um pouco  de interatividade chamado Quake City. Esse museu traz fatos, peças, fotos e documentários sobre o devastador terremoto de 2011.
Perto do Museu,  temos a Victoria Square uma linda Praça perto do casino   e que ainda conta com relógio floral, Fonte, arco, esculturas...
 Já do outro lado do Rio, encontramos a Cathedral Square, que nada mais é que a Catedral símbolo da cidade que foi destruída no terremoto e vem sido reconstruída ao longo dos anos. Perto dali, encontramos a Catedral de papelão,  construída como "substituta temporaria"
Na Praça da Catedral, encontramos um cálice gigante de prata e atrás ds praça, sofás gigantes que valem aquela foto...
Ainda nessa região, vale destacar a biblioteca de linda arquitetura,  um super complexo de lojas que fica onde  antes era o Re:start, que foi símbolo da cidade por seis anos, pois consistia em um shopping formado por containers  e hoje deu  lugar a imensas lojas... Também temos a ruazinha New Regent, com mais  uma bela  arquitetura e diversos  cafés. À continuidade dela, o Cathedral Junction, com lojinhas e a parada do Tram... Aliás o tram é um outro espetáculo. Um bonde turístico que anda por toda a cidade e que rende boas fotos graças ao seu estilo antigo em contraste com a arquitetura moderna.
Está com criança? Leve ao parque Margaret Mahy, um playground público cheio de brinquedos legais. Se não tiver com crianças, vá também, as fotos ficam  lindas.

Se você tem mais de um dia, ou não quer parecer um desesperado por pontos turísticos, recomendo  uma visita no Antarctic Centre.

O Museu traz experiências e panoramas gerais de uma expedição na Antártida. Por 59 kiwis, você embarca na experiência através de um cinema 4d, visita a huskies, andando no Hagglund, um carro que  percorre a neve nessas expedições, participando de uma simulação de tempestade no continente, ou apostando com seu amiguinho quem consegue ficar mais tempo com a mão na água em temperatura igual à água do polo sul.
São diversas experiências que fazem valer cada kiwi gasto, além disso, você tem acesso a roupas e objetos cedidos pelas equipes de exploração de diversos países que fazem parte do tratado de pesquisas do continente. Nessa região, também ficam as bases dos países que guardam os objetos e acessórios para quando vão ou voltam de cada expedição, estes locais também funcionam como centro de pesquisa, escritório administrativo  e outras coisas mais... Ahhh e o Antártida Centre tem uma razão para estar em Christchurch:  acreditem se quiser, mas é do aeroporto de CHCH que saem os voos para o continente. Aliás o Centro está colado ao aeroporto.



Outros passeios que podem ser feitos São a subida de Gôndola ou podem ser contratados passeios para Lago Tekapo, trilhas do Senhor dos Anéis ou até mesmo um esporte radical.


Onde comer:
Na região conhecida por Terrace, encontramos diversos restaurantes. Um qie recomendo é o Original Sin, que tem um ambiente bem bonito e uma comidinha boa ;)


A região de New regent também é uma excelente pedida,  ali, alem de cafe e sorvetr, tem um restaurante chamado Casa Público com culinária e música latina.

Gostou das dicas? Esse post também será atualizado com mais coisas legais par a fazer, mas por hora, já deu um panorama do que é a cidade de CHCH 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil