Sofia - София // Bulgária

Antes de começar a falar da Grécia, que merecerá muitas histórias, vou falar de uma trip que fiz saindo de Atenas: voo low cost (9 € o trecho) com destino a Sofia - Bulgária.


Oportunidades dessas não aparecem todo dia, ainda mais saindo de um destino incrível com direito a outro, que de quebra valeu um novo pin no mapa mundi.
Sobre a passagem:  o voo da companhia Ryanair foi anunciado quando eu ainda estava no Brasil  com minha passagem é hospedagem em Atenas já pagas e, veio a calhar que saiu uma promo no Melhores Destinos   para as datas que coincidiam com  minha estadia na Europa. Além de Sofia, havia Bucareste em promo na data, mas elegi Sofia por achar mais atrativo naquele momento.  O voo low cost não dá direito a bagagem despachada e bem marcação de assentos, sendo esses muito mais caro q a passagem em sim. Mas, para que despachar mala, né?!


O voo é mega tranquilo e dura cerca de 1h20 min.
Com uma mochila e um casaco na mão embarquei e tive sorte de o aleatório da passagem me colocar na janela...


Chegando em Sofia é possível sair já do aeroporto para o metrô  que leva ao centro da cidade em 20.minutos. A passagem custa 1,60 lev (moeda búlgara equivalente a metade do euro)

 



A estação central chama-se Serdika, que aliás é o antigo nome da cidade.





Sofia (em búlgaro София) é incrível, muito barata e ainda não descoberta pela maioria dos brasileiros.
O idioma oficial é o Búlgaro, mas descobri que muita gente fala inglês, graças as recentes  iniciativas  do governo para trazer o turismo. A Bulgária envelhecia e não era atrativa, nem mesmo para sua população, que considerava o país pouco atrativo, visto que é o país mais pobre da União Europeia (da qual pe membro desde 2007) o que tem levou a alta taxa de emigração, baixa natalidade e envelhecimento da população, consequentemente, esses índices  colocavam o país na pior posição de países buscados pelos turistas. Com os investimentos em desenvolvimento gradual, propagandas positivas e após traduzir alguns escritos em monumentos  e igrejas e incluir alfabeto latino (o alfabeto oficial é o cirilico, o mesmo russo) na maior parte dos nomes de estações e ruas, o país se tornou uma das melhores e mais procuradas cidades por jovens mochileiros e aos poucos tenta mudar a cabeça de sua população, principalmente aos que saíram e retornam ao país nessa nova leva do desenvolvimento.


História Política
A Bulgária conserva muitas heranças de diversas nacionalidades e regimes políticos que já foram adotados.
Atualmente a Bulgária é uma República, onde temos o presidente e, como muitos países europeus, um primeiro ministro que mostra mais as caras e tem mais poderes.
 Embora atualmente seja democrático, aqui já se instalaram impérios Bizantino, monarquia, socialismo, ditadura comunista e finalmente em 1989, após a queda do muro de Berlim (sim, as histórias são associadas) instalou-se a democracia, sendo em 1990 as primeiras eleições livres.
Cada um desses períodos e povos que ali passaram são facilmente reconhecidos na arquitetura e nas ruínas da cidade.




Onde ficar:
A melhor região é a central mesmo... A cidade é plana, dá para fazer tudo a pé, o transporte funciona perfeitamente bem (o metrô é ótimo), e para facilitar tudo, se você ficar na região central, conseguirá conhecer todos os pontos turisticos andando no máximo 3km.
Se você não quer  andar muito, pode escolher o metrô, ônibus, tram ou até um car sharing, onde temos a empresa spark com suas estações de carros, que você desbloqueia  um carro compacto (eu vi o Up! circulando nas ruas) e elétrico para circular no centro.
Eu escolhi ficar no Hostel Mostel, que também tem quartos privativos em outro prédio, onde fiquei.


Apesar dessa aparência de mansão mal assombrada, o hotel dispões de quartos amplos, com aquecedores, café da manhã ótimo e jantar incluído (algo que nunca tinha visto antes)
A melhor avaliação do booking e tripadvisor. Maaaasss, se não quiser esse hotel, saiba que devido ao baixo custo de Sofia, você pode encontrar hotéis 5 estrelas com preços que cabem no bolso, ou seja, você não precisará vender o rim ou nenhuma outra parte do seu corpinho para bancar sua estadia...
Ahhh, esqueci de mencionar: A cidade é super segura e o povo é super acolhedor, ande sem medo!

O que fazer:
Primeiramente, a recomendação para qualquer cidade do mundo: Busque o Free walking tour local, essa é a melhor forma de conhecer tudo de um lugar sem gastar (quase) nada.
Em Sofia, fiz o 365 Free Sofia Tour, que, por mais de duas horas te mostra os principais pontos da cidade e suas histórias incríveis, o ponto de encontro é o Palácio de Justiça. Ahh, e tem um horário que tem guia em espanhol, caso você prefira, no mais, o tour será em inglês.



Basicamente você verá diversas igrejas, visto que o país e de maioria ortodoxa e uma pequena parte da população muçulmana. 
O grande destaque vai para o maior cartão postal que você respeita: A Catedral Alexander Nevsky (se divirta falando em bulgaro:  Храм-паметник Свети Александър Невски), uma catedral ortodoxa construida em estilo neobizantino e maior atração turítica da cidade.









Outra igreja ortodoxa, com uma história bem peculiar é a Catedral Sveta-Nedelya (Света Неделя). Logo na entrada, em búlgaro e em ingles está escrito que em 1925, durante o funeral do general Konstantin Georgiev, um grupo de radicais planejou invadir a igreja para matar o czar Boris II, neste atentado, morreram mais de 120 pessoas, porém o czar não estava entre eles... Isto por que ele se atrasou para o funeral, portanto não estava lá enquanto o atentado acontecia. 




Mais igreja? Então conheça a Igreja de São Jorge de Rotunda, uma igreja localizada entre as ruínas da antiga cidade de Serdika, é a mais antiga igreja erguida pelos romanos no século IV


Saindo do ramo ortodoxo, temos a Mesquita de Sofia, Banya Bashi,  uma das maiores da Europa e que é famosa por abrigar um enorme acervo judaico, que conta a história de como muitos judeus foram salvos na época do Holocausto por estarem aqui abrigados.


Ainda tem mais igrejas, mas vou parar por aqui para poder falar de outros locais de interesse, como por exemplo, as ruas de paralelepípedo amarelos... Uma marco do centro da cidade.





Caminhando por estas ruas, chegamos ao Museu Etnográfico, que já foi o Palácio Real em tempos de monarquia. 



Além das igrejqs, uma coisa que me chamou bastante atenção foi a quantidade de estátuas e monumentos que a cidade tem... Muitos deles ainda com inscrições somente em búlgaro,  o que dificultava o entendimento...

 



 Agora, tem uma estátua que é simbolo da cidade que é em homenagem à Santa Sofia, que foi colocada no local que antes tinha uma estátua em homenagem a Lênin (sim, o ditador comunista). Mas a polêmica não para por aí...Essa estátua atual foi considerada muito erótica e pagã para ser retratada como uma santa, tanto que tiveram que cobrir um pouco mais para chegar nessa versão que vocês veem agora.



Na categoria estátuas, também vale o destaque ao Viajante, que fica na rua mais popular, rica e famosa de Sofia, a rua Vitosha Boulevard



Na Vitosha Boulevard, além de lojas, encontramos bares, cafés e restaurantes... É o burburinho de Sofia.



Cansou de futilidade? Vamos voltar a falar de cultura. 

Apresento aqui outro local lindo, que também merece um cartão postal: o Teatro IvanVazov, construído em estilo neoclássico no ano de 1907, onde encontraremos espetáculos de teatro, dança e opera, alem de um lindo local com um belo jardim.



Outro belo jardim, abriga o Palácio Nacional de Cultura de Sofia. Uma praça gigante com um prédio modernoso que chama a atenção de quem passa por ali.


Praça Nezavisimost, uma praça que abriga três prédios do período socialista, onde funcionou a sede do partido Comunista e onde atualmente é o Palácio do Governo.




Sofia também é conhecida pelas suas nascentes de aguas minerais, que de tão quentes, deram lugar a prédios de banhos públicos, como este abaixo, que está em reforma para abrigar um museu.


Se vocè tiver um tempinho, explore além do centro e procure os parques da cidade, esse abaixo é o South park


Quer mais uma dica de ouro? ande sem rumo e descubra as ruínas da antiga cidade Serdika, você vai descobrir histórias incríveis.





 Na próxima postagem, GRÉCIA!!!!!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil