Zurique - Suíça / Zurich - Switzerland

Ahhhh Suíça.. Como não amar?!
Aproveitei uma longa escala para conhecer um pouco mais do país, afinal é minha segunda vez no país, porpem em cidades distintas. O destino? Zurique!


Para quem voa para a Europa de Swiss airlines, pode aproveitar algumas horinhas ou até uns dias de stop over pela cidade que, embora conhecidissima mundo afora, Zurique NÃO é a capital da Suíça, mas com certeza é seu maior centro financeiro.
As ruas de Zurique me lembraram bastante Luzern... Ruazinhas estreitas com casas e comércios parecidos que terminam em grandes avenidas cheias de arquiteturas históricas


as ruazinhas
Em poucas horas, é possivel conhecer o centro e ainda tomar um cafezinho. Eu tinha exatamente 8 horas livres pela cidade para fazer tudo, com isso, logo no aeroporto, comprei o meu bilhete de metrô nas maquinas de autoatendimento e segui as indicações para chegar a plataforma e pegar o primeiro trem que sairia do Zurich Flughafen para Zurich Bahnhof (do aeroporto para o centro). Para saber qual o trem correto, basta olhar a tv que fica na plataforma :)

Estação central de metrô
As telas com indicações dos trens



O trajeto leva em torno de 10 minutos e é muito fácil. Ao desembarcar, você já sai de cara nas principais atrações turisicas da cidade, logo na Banhofstrasse, que é o principal centro de compras da cidade.





Descendo lá, já segui direto para o Lindenhof Hill, um parque que fica num local alto onde você pode observar de cima o Limmat, um rio que atravessa toda a cidade de Zurique. Além de observar o rio e tirar boas fotos, você ainda vê os Alpes e as belas pontes que atravessam o rio.



Descendo a ladeira, hora de passear pelas margens do rio e explorar as igrejas, cafés e a Opera.

Zurique é uma cidade fácil de ser explorada a pé ou de bike, portanto segui os caminhos mais bonitos à esquerda da saída da mesma estação de trem e fui parar numa grande área verde chamada Platzspitz.
A imagem do outono na Platzspitz

Ao final dela, uma fonte me chamou a atenção: Platzspitzbrunnen.

Platzspitzbrunnen

Nessa mesma praça, podemos avistar o Schweizerisches Nationalmuseum  (Museu Nacional Suíço), uma bela arquitetura em forma de castelo que carrega toda a história do país desde antigamente até os dias atuais.


Museu Nacional


Ao lado oposto da estação de metrô central, seguindo pelo rio, bem depois do caminho para o Linderhof, encontramos a prefeitura e as  muitas igrejas: Grossmünster, Fraumünster, São Pedro... Cada uma com sua história.

Fraumünster
A Fraumünster é uma igreja icônica de Zurique, que possuía um convento habitado por mulheres da aristocracia européia.
Atualmente, além da história, a igreja possui 5 lindos vitrais criados por Marc Chagall com as cores representando o céu e a terra e simbolizando fatos bíblicos (os 10 mandamentos, o fim dos tempos, o anjo...)
Grossmünster
A Grossmünster é uma igreja protestante que segundo a lenda foi construída sobre os túmulos dos padroeiros da cidade: Felix e Regula

Mais a frente, a Operhaus (Ópera). Uma linda arquitetura cuja fachada contém o busto esculpido de diversos nomes conhecidos das artes: Mozart, Schiller, Goethe, entre outros.

O quadrilátero da Opera
A bela Operhaus


Para quem tiver mais tempo na cidade, ainda encontrará pelo caminho o Jardim Botânico e o jardim Japonês. Como esse não era o meu caso, voltei para a estação de metrô (não sem antes pagar 13 francos suiços num café com saduíche) para seguir para o aeroporto com destino a próxima aventura, que contarei em novos posts.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil