Grécia - Um passeio pela Acrópole

Ir a Athenas e não ir à Acrópole é o mesmo que não ter ido à Athenas.



Para começar, vamos esclarecer uma coisa: O monumento que todos conhecem não se chama Acrópole... Chama-se Partenon (em grego παρθενών ) que é o templo da deusa grega Atenas.
Acrópole na verdade é a tradução de Akropolis (em grego ἀκρόπολις) que significa "Cidade Alta".
Em 1987, a UNESCO reconheceu a Acropole com Patrimonio Mundial.
Acropole vista do bairro de Plaka

A Acrópole que conhecemos é uma cidade inteira de templos dedicados aos mais diversos fins. Além de subir até o ponto mais alto Partenon,  vale visitar o Museu  (são ingressos distintos) que fica na parte baixa (um prédio moderninho e cheio de peças da acrópole e fotos de como era).
O Museu visto desde a Acropole


O museu foi construído em 2009 e , quando estavam escavando para colocar as estruturas, diversos vestígios arquitetonicos foram descobertos e hoje são mantidos em seu subsolo aos quais é possivel vê-los através do chão de vidro.

O subsolo do Museu


Antes de mais nada, vou mostrar, com a ajuda do google, os estilos de colunas da arquitetura grega, pois isso muda muito o entendimento de cada templo: Dórico, Jônico e Corintio

Pedra dórica
Monumento Jônico

Monumento Corintio


Logo ao entrar na Acrópole, já damos de cara com as ruínas do Santuário de Dionísio e logo mais acima, vemos o Teatro de Dionísio:  Deus do Vinho, Festas e Prazer...
Com 78 fileiras de assentos em pedra e lugar para 17.000 espectadores, o Teatro de Dionísio foi o mais importante de toda a Grécia, onde foram apresentadas as célebres tragédias clássicas de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

Estátuas de poetas honorários : Menander
 A primeira fileira, com 67 lugares em mármore, era reservada aos dignitários presentes...
Neste local também eram realizadas assembleias, reuniões políticas e claro, os espetáculos já citados acima.
O Santuário de Dionísio
Santuário de Dionísio
Teatro de Dionisio, o primeiro a ser construído em pedra



Stoa de Eumenes 
Monumento de Thrasyllos


Seguindo pelas subidas da cidade, chegamos ao Propileu, que nada mais é que o portão de entrada da cidade. Não por acaso, a Alemanha copiou esse estilo de arquitetura com seu Portão de Bradenburgo (leia sobre Berlim Aqui)


Maquete do Propileu que está exposta no Museu de Atenas
O Propileu real na entrada da cidade de Acropole

Ao passar pelos portões, o primeiro templo que vemos logo a direta é o dedicado a deusa Nike (que é a Deusa da vitória) que foi construído no ano de 420 a.C. Todo trabalhado em estilo jônico.
Ela era muito requisitada em tempos de guerra...
A vista desde este templo é muito incrível, tanto que em tempos de impérios, aqui era um ponto de observação.


Um pouco mais acima, temos o Erecteion, um templo dedicado a Poseidon e Atena construído entre os anos 421 e 406 a.C.
É considerado o templo mais bonito no estilo jônico e na sua lateral, vemos as Cariátides, que são as famosas esculturas em forma de mulheres.






Cariátides, em grego significa moças de Karyai, uma cidade antiga de Peloponeso, onde antigamente existia uma templo dedicado a Deusa Artemis.
Essas Cariátides que vemos no templo não são as originais, são réplicas. As originais foram levadas para o Museu de Acropole e uma delas foi levada, assim como tantas outras coisas, para Londres...



Partenon
O monumento mais precioso da arquitetura helênica clássica. Construído em sua maior parte em colunas dóricas e alguns elementos em Jônico
Aqui ficava a estátua de 12 metros da deusa Atenas Partenos, toda trabalhada no ouro e marfim. Essa estátua não existe mais e ninguém sabe como ou por que ela se perdeu.
Boa parte dos mármores e as esculturas que aqui estavam, agora estão no Museu Britânico. Aliás, há uma batalha travada ao longo dos séculos para trazer de volta estas obras para Atenas, objetos valiosos que geram grandes negociações há anos entre governo grego e britânico...



A lateral do Partenon. O monumento estava em restauração.
Vista o Mirador da Acropole


Descendo para sair da Acrópole, encontramos o Odeão de Herodes Ático.
O Odeão

Construído no ano 161 para a realização de audições musicais. Localizado ao lado do Teatro de Dionísio, aos pés da Acrópole, o odeão foi construído sob as ordens de Tibério Claudio Herodes Ático em lembrança de sua esposa falecida.
O Odeão de Herodes Ático foi construído com muros revestidos de mármore, contava com assentos para mais de 5.000 espectadores feitos de mármore branco e o chão estava coberto por mosaicos. Tratava-se de uma grande construção de planta romana onde o elemento mais chamativo era o teto de madeira de cedro, hoje inexistente.

Atualmente o teatro ainda é utilizado para eventos musicais

Saindo da Acropole, temos diversos monumentos e parques que são diretamente ligadas à ela, como por exemplo o Monte Filopapos, onde está localizada a prisão de Sócrates.
Do monte de Philopappos, temos o monumento homônimo e uma incrível vista da cidade de Atenas e da Acrópole (a primeira foto deste post foi tirada neste monte)


A prisão de Sócrates.
Socrates foi um importante filósofo grego, que em 399 a.C foi sentenciado a morte por questionar a existência de deuses e por fazer a juventude pensar sobre a existência, questões humanas e o lugar de cada um na sociedade.
Antes de ser sentenciado,  ficou nesta prisão onde tomou cicuta, um veneno que causou a sua morte aos 71 anos.




Agora Romana
Agora Romana
Ao norte da Acrópole, encontramos a Ágora Romana é também chamada de Foro Romano, é um antigo Mercado Central e Latrinas Públicas, onde a vida pública acontecia...Atualmente não resta muita coisa, muitas colunas estão no chão, mas sua entrada ainda está quase intacta, construído em estilo jônico.
A entrada


Latrinas Públicas

Além da entrada, a Torre dos Ventos permanece em pé.
Uma torre octogonal em mármore que servia como relógio solar.

Torre dos Ventos

Agora Antiga
Era o coração da cidade de Atenas antiga, aqui era o local da prática religiosa, esportiva, comercial e governamental, também foi um espaço público de fundamental importância na constituição do espaço urbano e democrático da Atenas clássica.
Logo na entrada. nos deparamos com a Stoa de Atalo, uma impressionante construção de 115 metros de comprimento e 25 metros de altura, aqui dentro, na época do Rei Atalo no ano de 150 a.C, funcionava um centro comercial. Atualmente, temos banheiros e um  museu com peças do período romano.



Subindo pela Ágora, é onde encontraremos o Templo de Hefesto, o templo melhor conservado de toda Grécia, as 34 colunas em estilo dórico são originais e intactas. Na lateral de seu teto, vemos umas esculturas que simbolizam os 12 trabalhos de Hercules.
O templo era dedicado aos cultos a Hefesto, Deus da metalurgia, e a Atenas, deusa da cerâmica e do artesanato.


Ainda na Ágora antiga, econtraremos, uma igreja, a única que ainda está intacta neste terreno.




Bem pertinhos das Agoras e ao norte da Acropole, é possível fazer uma visitinha na Biblioteca de Adriano. Este local, com uma entrada impressionante construída em estilo Corintio e marmore, abrigava um espaço de leitura e cultura geral...







Esse foi um panorama da Acrópole e seus monumentos relacionados...No próximo post vou falar de de uma cidade incrivel pertinho de Atenas: Σούνιον




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil