Frankfurt am Main - Alemanha / Deutschland

Frankfurt é aquele tipo de  cidade que costumo dizer que é a "São Paulo" que deu certo.
Para quem me conhece, sabe que amo São Paulo e amo a Alemanha, então encarem esta comparação como um elogio. 
Por que digo que é a São Paulo que deu certo? Por que tem tudo o que São Paulo tem: Arranha-céus a perder de vista, muito museus, muita cultura, feiras de tecnologia, livro, iate e todo tipo de evento/convenção que você imaginar, restaurantes para todos os bolsos e gente correndo, pois é o maior centro financeiro da Alemanha...
 

 
 
Mas tudo funciona quase que impecávelmente, é uma das melhores em qualidade de vida, é segura e com uma pontualidade incrível do transporte público, com um aeroporto servido pelo trem, que em 12 km te leva ao centro da cidade (é uma linha sentido Hanau e você desce na Hauptbanhof). São dez minutinhos e você paga menos de 5 euros.
Dica para toda vez que for pegar trem ou metrô na Alemanha: Não tem catraca, mas você precisa comprar bilhete e guardar, pois se o guardinha passar no trem (nunca encontrei um) você paga multa se não tiver bilhete. Dica 2: Normalmente na mesma plataforma passam outros trens para outros destinos, veja se você está pegando o trem certo antes de entrar. Dica 3: o aeroporto é integrado com a estação de trem e é tudo enorme, me perdi várias vezes nele, portanto não deixe para voltar em cima da hora, pois correrá o risco de perder seu vôo.

Falando da importância econômica do lugar: em Frankfurt está a base da empresa aérea Lufthansa, além disso, a cidade é conhecida por ser o coração financeiro da Alemanha e de toda Europa, afinal, aqui também fica e Eurotower (aquele prédio de 40 andares que tem o símbolo do Euro na frente) que nada mais é que a sede do Banco Central da União Européia

 
Além do prédio do Banco central Europeu, temos também a Bolsa de Valores de Frankfurt (Para os amantes do mercado financeiro, é a bolsa que atende pela sigla DAX). A Bolsa de valores daqui também possui duas estátuas icônicas: O Urso e o Touro.
Mais uma curiosidade do mercado financeiro: O urso representa a baixa das ações (não é por que ele hiberna, é por que quando ela ataca, dá uma patada de cima para baixo) e o Touro representando as altas das ações.


Ao caminhar pelas ruas, bem próximo ao prédio da Bolsa você já encontrará o Shopping MyZeil, um grandioso e moderno prédio na rua principal do comércio de Frankfurt;


Eu não mencionei, mas fui para Frankfurt na época dos Mercados de Natal, em alemão Weihnachtsmarkt, que ocorre em várias regiões da Alemanha, mas em Frankfurt, entre muitos dos que existem na cidade, tem o mais popular  nos bairros de Römerberg e Innenstadt , que recebe anualmente mais de 2 milhões de visitantes.
Nada me deixa mais feliz do que ver mercados de Natal, tomar meu Glühwein e comer meu currywurst (que derrubou metade do molho no meu tênis branco e que gentilmente uma alemã me alertou)


Nessa região, de Römerberg, onde estão os mercados de Natal, temos diversas outras atrações, como por exemplo lojas de souvenir para todos os gostos, belas construções (que foram reconstruídas após a guerra), a Prefeitura e a igreja de São Nicolau (Alte Nicolaikirche) e a Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen) 
A igreja velha  de São Nicolau foi construída no ano de 1260, é uma igreja evangélica-luterana e era conhecida na época como igreja da corte. Ela sofreu algumas poucas avarias no período da Segunda Guera, portanto algumas restaurações foram necessárias mantendo seu estilo original.


 
Se perdendo um pouco pelo centro, chegamos ao MMK (Museum für Moderne Kunst) que foi fundado em 1981 em estilo triangular remetendo a um pedaço de bolo.

 
 
Saindo da praça e indo em direção ao rio, passamos pelo Museu Da História De Frankfurt (Historisches Museum) que tem algumas exposições permanentes e outras temporárias. Este museu é o mais antigo de Frankfurt e conta a história da cidade e seus cidadãos.
 
Kaiserdom St. Bartholomäus ( Igreja de São Bartolomeu) Construida em estilo gótico no século XIV. Na época do império Roman costumava ser palco de eleições. Além disso, ela é um ponto estratégico na cidade e é possivel subir seus 300 degraus para apreciar Frankfurt do alto. 
 

Mais um símbolo da cidade e para mim um dos mais legais, é a ponte de ferro de Frankfurt, o Eiserner Steg. A ponte tem 174 metros e liga o centro velho da cidade ao bairro de Sachsenhausen.  Essa ponte é exclusiva para pedestres e cruza o rio Main. Aliás, Main  que dá nome à cidade (Frankfurt am Main). Como tudo o que é ponte no mundo, aqui também tem os tais "cadeados do amor"... Nem tenho o que falar sobre isso....
 

 

 
Essas foram algumas das principais atividades de Frankfurt em um bate volta... A cidade oferece muito mais coisas e vale a pena ficar mais um tempo lá para desbravar os cantinhos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil