Brasil - Jalapão / Tocantins

Aeeee, vamos desbravar o Jalapão! 



Essa viagem foi uma das que mais renderam perguntas da galera, pois é um destino aparentemente inusitado e não muito explorado pelos meus amigos, mas que já bem famosinho entre os blogueiros e os globais. 

Primeiramente preciso dizer que Jalapão não é cidade, é um Parque Estadual que está localizado a 300km de Palmas, Tocantins.




Por ser um parque, ele precisa ser explorado com a ajuda de guias credenciados, por isso, não deixe de contratar uma agência, pois não só pelo parque, mas você vai precisar rede um carro adequado (4x4) e de alguém que conheça a região, pois o celular não funciona em maior parte desse 300km


As agências de turismo te buscam no seu hotel em Palmas e começam a expedição que pode durar 2, 3, 4, 5 ou 6 dias. Você contrata o que achar melhor.  No meu caso, fechei com a Agência Capim Dourado um pacote de 5 dias, que já inclui traslado, almoço,  jantar, hospedagem e entrada nos locais no valor do pacote. Algo em torno de R$ 2500,00.

Por mais que você procure outras agências, os valores pouco variam e o roteiro também, então vá por aquela que te prestar melhor atendimento e mais segurança.

A dica é, já escolha a sua agência antes de sair da sua cidade  em direção Palmas, pois as empresas são concorridas e dependendo da época, não há disponibilidade de hospedagens dentro do Jalapão,  tornando a viagem inviável. Planejamento e tudo!

Fique pelo menos um dia em Palmas para você entender o clima de calor se você não for acostumado a altas temperaturas.



Outra coisa, tenha em mente que o Jalapão e bruto, rústico e sistemático, portanto não espere hospedagem, 5 estrelas,  mas sim hospedagens super confortáveis com o básico que eles tem a oferecer.Aqui o menos é mais! 


Quando ir

 Lá não faz frio, dizem que a temperatura mínima não chega 15 graus mas eu não sei quantas isso acontece, deve ser raro. A temperaturas é sempre acima dos 30 graus na maioria do tempo.  De maio até o mês de setembro é o período de seca e é melhor porque vc vai poder curtir todos os passeios. De outubro a abril é o período que eles chamam de chuvoso, mas isso também não quer dizer que chove todo dia, quer dizer que dia ou outro pode chover e dependendo do passeio não dá para fazer. Mas no geral o Jalapão é visitável o ano todo.

O que levar

Desprendimento,  bom humor, roupas leves (nunca branca,  pois a areia vermelha não sairá nunca mais) roupas de banho, chinelo, protetor solar (mas não pode entrar nos fervedouros com protetor ou repelente no corpo devido a existencia de peixes) óculos de sol, boné, (tudo que caiba em uma mochila ou numa mala de bordo)  e dinheiro, pois as bebidas não são incluídas e nem todos lugares aceitam cartão.


Por que ir? 

O Jalapão é incrível! Você vai ver uma natureza exuberante, nadar em rios, cachoeiras e principalmente conhecer os fervedouros, a principal atração do Jalapão.

E o que é um fervedouro? É uma piscina natural que tem um fenômeno chamado ressurgência, que impede que o corpo afunde. Isso acontece porque sob a piscina há um lençol freático e logo abaixo uma rocha impermeável. Sem encontrar vazão pela rocha, a água nasce e é jorrada com muita pressão, empurrando para cima a areia e o que houver sobre ela. Nem adianta tentar, você não chega no fundo da ressurgência e você também não vai afundar, mesmo eles sendo extremamente profundos.

Atenção,  a entrada no fervedouro é controladas cronometrada, portanto são grupos pequenos  e é normal ter fila. Cada grupo fica mais ou menos 20 minutos, dependendo do fervedouro e do tamanho da fila, seja prudente na hora das fotos.

A cor da água impressiona! E cada fervedouro tem uma cor diferente, uma estrutura diferente e a temperatura diferente... É espetacular. 

Tem fervedouro que tem hospedagem, se você tiver sorte, sua agência pode ter uma vaguinha para um pernoite em um deles. Eu fiquei no Buritizinho  :)


Passeios:

Esse foi o meu roteiro inicial, mas acabei conhecendo mais coisas e mudando algumas ordens de passeios... 

Se você tiver menos dias, pode tirar as cachoeiras, pois elas não estão no Jalapão e sim na cidade de  Taquaruçu, pertinho de Palmas.

*ROTEIRO 5 DIAS E 4 NOITES.*

 

Saída de Palmas às 08:00h da manhã.


*• 1º dia.

1- Lagoa do Japones;

2- Pedra Furada;

• Ponte Alta do Tocantins. ( _Pernoite Pousada Flor do cerrado_ ).


Jantar na Eco Pousada Aguas do Jalapão




*• 2º dia.*

1- Canyon do Sussuapara;

2- Cachoeira da Velha;


3- Prainha do Rio Novo; 


4. Dunas;



Mateiros ( _Pernoite Mateiros - Pousada Bela Vista _ ).


*• 3º dia.*

1- Fervedouro buritis;


2- Fervedouro do Rio Sono;

 

3- Comunidade de Mumbuca;

4- Fervedouro Encontro das águas;

5- Encontro das águas;


6-  Fervedouro do Ceiça/Bananeiras;

 


7 - Cachoeira da formiga


 

8 - Fervedouro do Buritizinho;


• Fervedouro Buritizinho ( _Pernoite nessa pousada abaixo_ ).

*• 4º dia.*

Amanhecer no fervedouro Buritizinho e Rio Formiga

1- Fervedouro alecrim;




 

2- Fervedouro bela vista;

 

 
 
3- Fervedouro Macaubas

 

3- Serra da catedral com parada para registro fotográfico


Taquaruçu ( _Pernoite - Pousada Café na mata _ ).




*• 5º dia.*

.

    "Saída para Palmas."


1- Cachoeira Escorrega Macaco;


2- Cachoeira do Roncador;




Para fechar, tem um video no youtube onde conto sobre essa experiência, compartilho alguns vídeos e muito mais coisas sobre essa viagem: Jalapão by Jess


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil