Belém - Pará

 Toda vez que eu viajo fora do eixo Sul-Sudeste as pessoas ficam impressionadas e com aquela cara de "ué"... Com Belém não foi diferente!

As primeiras perguntas que me fazem: Por quê Belém? O que tem lá? Mas como assim???

Então eu explico... As pessoas tem medo do desconhecido, medo de mudar o roteiro e medo de entender o Brasil. Belém é uma cidade fantástica, exótica e vai te proporcionar experiências gastronômicas e culturais que em poucos lugares você verá igual.

Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, define Belém como "A cidade mais incrível que você ainda não pensou em visitar". Ele não está errado. Aliás, ele nunca está!

Fantástica?  Sim! 
Se você gosta de calor, prepara que lá o calor é o ano inteiro, sabe aquele calor amazônico inconfundível? Calor demais e alta umidade, chove todos os dias no final da tarde (chuva forte e rápida) e estações trocadas visto sua posição geográfica, ou seja, o nosso verão é o inverno deles. Mas a temperatura não muda, o que muda é a intensidade das chuvas. 


Devido a rica época do ciclo da borracha, percebemos muitas influências na cultura e na arquitetura , com varias construções dos séculos XVII e XVIII. Andar pelas ruas do centro é dar de cara com palácios e palacetes históricos. A única ressalva aqui é que muitos deles precisam de uma restauração...



Por que exótica?

Belém está localizada na região Norte do País, é a  capital do Pará,  é cheia de lendas e receitas para tudo. O Mercado Ver-O-Peso não me deixa mentir. Lá, turistas e locais vão com listas de compras de banhos, ervas, garrafadas, perfumes para desencalhar, atrair dinheiro, desatrapalhar caminhos,  amansar sogra...


De tão exótica, já foi cenário de novelas que expandiu um pouco mais desse Brasil que poucos conhecem. Vocês se lembram da novela da Ritinha??  Pai d'água né?!

Um dos lugares mais legais e mais visitados, que foi cenário de Novela com certeza é o Ver-O-Peso, o maior mercado aberto da América Latina, é também um dos mais antigos e um Patrimônio do país

Para vocês terem uma ideia, são 35 mil metros "divididos" em 16 corredores temáticos. Tem a parte das ervas, da farinha, do peixe, da gastronomia, dos grãos, cerâmicas marajoara...





Ainda no Ver-O-Peso, temos os mercados fechados, como o imponente prédio azul do Mercado do Peixe e o lindo Mercado de Carnes, situado numa construção em Ferro chamada de Francisco de Bolonha", construído em 1867




Neste mesmo complexo, temos o Solar da Beira, outra bela construção que rende fotos lindíssimas em suas janelas com vistas para rua, para o mercado ou para o rio. 



Aliás, toda essa região é foi uma importante zona portuária na época da Coroa Portuguesa, onde as mercadorias eram pesadas para a cobrança de impostos à Coroa. Por isso o nome do mercado que na época era chamado de "Haver o peso". Gente, faz tempo mesmo, estamos falando do ano de 1625, tem noção disso?

Eu falei mais aqui nesse video




O Mercado está num meio muito interessante, de um lado temos a região das igrejas, forte do presépio e do outro lado, temos as Docas e o Complexo ver o rio (que está em reurbanização)



Complexo Ver O RIO

Complexo Ver O RIO


O roteiro ideal aqui é começar o dia no Ver o Peso, dar uma volta pela cidade velha, passando pelo forte do presépio, Igreja do Carmo, catedral da Sé e depois voltar para terminas a sua tarde nas Docas e provar alguma iguaria ou dar uma voltinha de barco pelo rio.



E vamos falar de cultura?

Belém uma cultura particular que passa pela música, comida, arquitetura e fé.

Já ouviu carimbó? Tecnobrega? Os nomes mais conhecidos certamente são Banda Calypso e Gaby Amarantos, que levaram o norte para o mundo, mas temos muitos outros.. Um exemplo não conhecido por nós, porém muito famoso por lá é o rei do Carimbo...O Pinduca! A música dele é entoada pelo Pará e todo artista de rua toca um dos seus Carimbos famosos entre os locais.

A arquitetura ímpar contrasta o século XVII com os tempos atuais.

No campo da fé, além dos rituais encontrados no Ver o Peso, temos aqui uma das maiores festas católicas do país: o círio de Nazaré,  que acontece nas segundo final de semana de outubro e reúne católicos, peregrinos devotos de Nazinha, como é chamada a Nossa Senhora de Nazaré, ou rainha da Amazônia. A Basílica de Nazaré é linda. O titulo de basílica é concedido pelo Papa devido a importância espiritual e histórica para o povo da região na qual está localizada.  O Círio de Nazaré explica muito bem a importância dessa igreja para o povo.

Também é no Belém que está a Igreja mais antiga da Amazonia, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, construída em 1626 em estilo neoclássico no corpo e na fachada, e de estilo barroco no seu interior.

Mais uma igreja linda é a Catedral da Sé, que conta com um alter-mor trazido de Roma oferecido pelo papa PIO IX






Tá, mas e se eu sentir fome?

Bom , o Brasil tem uma gastronomia rica em influências e no Pará temos uma das maiores variedades gastronômicas do país, influenciada pela cultura indígena. São frutas exoticas, peixes que só encontramos na região e os caldos e temperos sem igual. 

Bora comer um Pato no Tucupi? O Tucupí é um caldo extraído da "mandioca braba" que exige grande cuidado no preparo ...

E o tacacá? Mais um caldo preparado com camarões, goma de mandioca e folhas de jambu.., uma folha que tem o poder de anestesiar sua boca rsrs

E que tal um peixe? Filhote, tambaqui, pirarucu...São muitas opções 

Não quer frutos do mar? Belém tem diversos restaurantes italianos e em todo lugar tem opções vegetarianas, algo que me surpreendeu até...

Um local maravilhoso para comer é na Estação das Docas, um complexo a beira do rio cheio de restaurantes,  lugar ótimo para um passeio de fim de tarde...



Ah, e para beber? suco de Tapereba (em alguns lugares do Brasil chamamos de cajá) Cupuaçu, caipirinha de jambu (olha a folhinha aqui de novo ), mas além da folha, temos a própria cachaça de jambu, sendo o Boteco "Meu Garoto" o local mais famoso de venda e apreciação do produto. 


Também tem  cervejas. Vale dar uma passada na Amazon Beer, uma premiada cervejaria artesanal com mistura de frutos amazônicos em algumas das suas criações... 



Ahhh e tem sobremesa... Não deixe de conhecer a famosa sorveteria Cairu, uma tradicional sorveteria com mais de 30 sabores regionais. Os melhores são os sabores Carimbó e Mangaba. Se você gostar de açaí, o sabor paraense traz uma mistura da iguaria com tapioca. 



Aliás, Pará é a terra do açaí...E de todas as formas... com peixe, com fruta, com açúcar,  no sorvete...

E o que mais tem para fazer? Onde ficar? Como circular?

Os melhores bairros para e hospedar em segurança; Umarizal (onde fiquei) e Nazaré, por onde passa o Círio de Nazaré

Muitas coisas podem ser feitas a pé, mas não se arrisque, a cidade pode não ser muito segura, então, opte pelo uber...

Nestes dois  bairros temos alguns pontos turisticos como a Igreja de Nazaré, o Museu Emilio Goeldi e o parque da Pesidênca, por exemplo.


Ahhh, tem muito mais coisa, além dos locais que já falei acima,indico muito um passeio pelo Mangal das Garças, um parque Zoobotânico com imensa área verde, cheio de iguanas tomando sol,  um borboletário, um viveiro, o farol de Belem (que custa R$ 7,00 para subir)






Saindo dali, uma dica é ir dar uma volta no portal da Amazonia, um espaço onde as familiais vão para andar de bicicleta, ou aproveitas uma das quadras enquanto apreciam a vista do rio Guamá.



Outras coisas legais para fazer ... Se for um domingo, vale a pena ir na Praça da Republica, que tem uma feirinha. Já aproveite e visite o Theatro da paz que é bem nessa Praça.






Se tiver tempo, dê um pulinho na Ilha do combu . (Falarei da Ilha em outro post)


Belém tem muito mais coisas que não consegui visitar por estarem fechadas devido ao feriado, por exemplo, o reduto da cachaça de Jambu: o boteco "Meu Garoto", ou ainda uma volta pelo museu Emilio Goeldi, que é um pedacinho da Amazonia no meio da cidade. Se tiverem a oportunidade, incluam estes pontos no seu trajeto.




Enfim, Belém tem muito o que se ver, se comer e se fazer... Basta a gente encarar, ter coração aberto e tirar um pouco do receio de conhecer lugares novos que vocês vão aproveitar.

Gostaram das dicas?
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil