Ilha do combu - Pará

 No post anterior falei de Belém e dei a dica que se sobrasse um tempinho, era interessante reservar um dia para conhecer a Ilha do Combu...



Para ir para a Ilha do Combu, a travessia é de barco. Você vai até a Praça Princesa Isabel, que é onde está localizado o Terminal Hidroviário e compra a seu bilhete ida e volta lá mesmo (por R$ 10 o trecho). Descobri depois que dá para ir sem bilhete e pagar diretamente ao barqueiro (e pode sair mais barato)

O Barco enche e sai... Durante todo o dia, até as 17h mais ou menos, parando apenas na hora da chuva  por questão de segurança. Ou seja. pense que sempre chove por volta das 15h, então nesse momento não tem embarcação.

 A travessia não dura 5 minutos, mas isso não quer dizer que você chegou ao seu destino... Quando você pega o barco, eles perguntam em qual restaurante você vai ficar, pois a travessia é sempre destinada para um restaurante e, uma vez que você desembarca, você só consegue mudar de restaurante se for pegando outro barco, não tem travessia por terra ou pela mata.

Todos os restaurantes tem uma parte em palafita e uma parte em solo firme, ou seja, todos os restaurantes contam com uma frente para o rio e cada restaurante oferece uma culinária e uma experiencia diferente, por isso, escolha bem suas opções antes de desembarcar.

Eu parei em três restaurantes diferentes, mas existem muitas mais...

Primeiro restaurante que parei foi uma dica que peguei logo na entrada do terminal hidroviário, tinha uma moça panfletando e pareceu ser legal o local portanto resolvi parar. O local se chamava "Farol da Ilha"

A estrutura realmente era legal, tinha um bar molhado, que na verdade era uma deck cercando uma parte do rio como se fosse uma piscina, porém estava cheia de folhas. Também tinha um redário, um bom cardápio e um outro deck pequeno que era diretamente no rio e duas piscinas,uma adulto e outra infantil.



Eu gostei, as queria um algo a mais... Comecei a conversar com umas mulheres e elas já conheciam outros locais e comentaram sobre o "Chalé da ilha" que tinha um deck maior e uma estrutura melhor, então me empolguei e quis mudar...


Fui pegar o barco para fazer este trajeto, porém os dois primeiros que passaram não iam para lá, então resolvi arriscar a ir para onde eles fossem, que no caso era o "Ribeirinha" que já tinham me falado que era bem legal também. O barqueiro me cobrou 5 reais

Cheguei lá e de fato era uma estrutura maior,com piscinas e cascatas, porém não vi a área de banho direto no rio, então mais uma vez resolvi mudar rsrs

Peguei o barco de novo,  só que dessa vez eu queria esperar para ir ao Chalé da Ilha...nem todos os barcos iam, então tive que esperar uns 4 barcos... Ah, mas dessa vez valeu a pena. E o barqueiro não me cobrou nada...

O Chalé da Ilha é espetacular... Tem uma área de banho bem grande, rodeada por deck, cascatinhas, uma outra parte que cai em rio aberto, redário, rede dentro d´agua, boa comida e tem mais uma parte com mesinhas em com pequenas piscinas particulares. Eu simplesmente amei esse local e resolvi ficar.


Almoço delicia, musica boa... Tomei meus banhos e me programei para voltar antes da chuva da tarde, pois ainda queria passar em outro lugar ainda na ilha... Lá vai eu pegar o barco de novo e antes de seguir ara Belem, parar na fábrica de chocolate pra comprar os famosos chocolates da ilha..

Se tiver tempo, conheça a fábrica de Dona Nena, a "Filha do Combu", que cultiva cacau e produz chocolates orgânicos dignos de prêmio e proporciona uma experiência incrível se agendada previamente..

A Filha do Combu está do outro lado do rio em frente ao "Farol da Ilha", embora dê para ir a nado (para quem sabe) essa prática é proibida, então, por ser um local sem área para banho, se programe para ir na ida ou na volta do seu trajeto Belém-Ilha

Para quem agenda, tem a experiência de toda história da fábrica, degustação, cafe da manhã... Como não agendei, eu fiz as degustações dos produtos e como tinha um casal querendo fazer a trilha, mas não tinha gente suficiente, resolvi me juntar a eles. 

A trilha é curta pela plantação, paga-se R$ 10 reas e dura cerca de meia hora. Não é igual a experiencia que citei acima, mas vale para ter um gostinho...

Pé de Açaí


Na saída, e só comprar chocolates e seguir viagem.




Nesse video eu mostro um pouco da estrutura e da travessia )













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil