Rotterdam - Holanda / Netherlands / Holland

Rotterdam é uma cidade portuária localizada a 57 km de Amsterdã. 


A segunda maior cidade da Holanda pode ser conhecida em uma bate-volta,  sendo possível chegar em 40 minutos de trem rápido  saindo de Amsterdam Centraal e chega do em Rotterdam Centraal, ou também pode ser visitada por ônibus, carro, carona, etc.




Cosmopolita, Vibrante, moderna, jovem... Dizem que é a cidade para quem leva a sério o lema "Work Hard, Play Hard". Lá se trabalha duro, mas as opções de diversão são muitas. Cidade atrativa para os jovens universitários, trabalhadores É para aqueles que buscam bons restaurantes,  café,  lojas as inúmeras opções de cultura através de festivais e museus. A cidade é definida como multifacetada devido a vida noturna agitada, o maior Porto da Europa, as mais sofisticados lojas e os estilos artísticos da cidade. 




Com uma rivalidade histórica no futebol, andar com uma camisa de um time que não seja o Ajax pode te colocar em uma confusão com graves consequências. Aliás, camisas de time, só em dia de jogo! Isso vale para toda Europa.

Tirando as brigas por futebol, a cidade é extremamente segura e fácil de andar por ela. Todo falam inglês, então você não precisa aprender o complexo holandês para se comunicar...


É conhecida pela arquitetura moderna e por ser uma cidade inovadora repleta de skylines impressionantes e em constante mudança.  A modernidade já começa pela entrada do metrô, veja:




A cidade foi muito devastada durante a segunda Guerra mundial e isso foi um dos motivos que a fizeram mudar tanto. Você ainda encontrará um bairro judeu com arquitetura original na região de Delfshaven, vale a pena visitar.



Aqui até se hospedar pode ser uma experiência incrível, veja o local em que eu fiquei, um hostel que também é um ponto turístico da cidade, o Hotel StayOkay que faz parte do complexo de  Casas Cubo.



Ahh, e nunca compare a cidade à sua rival Amsterdã, elas são completamente diferentes e incomparáveis. Você arrumará alguns inimigos com essa comparação,  pois Rotterdam é um local para você ir se apaixonando aos poucos, conforme você vai a conhecendo, enquanto Amsterdã é uma cidade completamente turística.


Quer uma comidinha, vá conhecer o Markthal, um mercado bem diferente e lindo por dentro e por fora.




E que tal se observar nos 1664 nos espelhos do museu?



Se você quiser uma experiência diferente,  pegue um dos boattáxis que passam pelos canais de Rotterdam ou alugue uma bike para explorar melhor a cidade. 


Se tiver um tempinho, reserve um tempinho para conhecer o De Het, uma enorme área verde onde os locais se reúnem para aproveitar os dias de sol, fazer piqueniques e reunirem os amigos.



Nesse parque também é onde está localizado o Euromast, uma torre de 100metros de onde você pode observar Rotterdam do alto.

Confesso que sou daquelas que preciso voltar para Rotterdam para entender se gostei ou não da cidade, mas tem um cantinho que eu curti bastante, que fica bem à margem do rio e bem próximo a outro ponto turístico, a Erasmusburg...




Eu sempre recomendo as pessoas de conhecerem os locais  ao invés de se deixarem levar pela opinião de outras pessoas. As vezes uma cidade que eu amo, você pode odiar e vice-versa. E aí, estão preparados para conhecer Rotterdam é tirarem suas próprias conclusões? Vejam as fotos, quem sabe vocês se animam?































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil