Bruxelas / Brussels - Belgica / Belgique /Belgium

Bruxelas,  cidade que usei para conectar Holanda a Espanha (mesmo tendo a França no meio). 


Sim, foi assim mesmo que coloquei a Bélgica no roteiro, eu tinha uma passagem de volta ao Brasil em que a porta de entrada era Amsterdã e a porta de saída era a Espanha, portanto eu precisava chegar à Espanha de alguma forma e após estudar alguns trajetos, decidi por incluir o trecho de trem de Rotterdam para Bruxelas  e de Bruxelas um avião para Madri.


O trem saiu de Rotterdam Centraal e em menos de 2h chegou à estação Central de Bruxelas, de lá andei até meu Hostel, o Sleep Well.



Como no verão o sol se põe após as 20h, deu tempo ainda de conhecer um pouco a região do hotel e aí da passear um pouquinho e comer. Com poucas opções abertas, parei num fast-food.

O que fazer em Bruxelas:

Sempre recomendo um free walking tour tanto para se ter um overview quanto para conhecer a história local. Eu escolhi e agendei um que por falta de gente acabou não acontecendo, mas  como todos os free walking tour saem da mesma praça, eu acabei entrando em outra turma de outra empresa. Eles se reunem na Grand Place (o centro) e estão sempre com guarda-chuvas amarelos com os nomes das empresas

 


O free walking tour levou para conhecer uma uma das marcas registradas de Bruxelas, os murais de Comic Strip art. São vários muros com diversas artes em quadrinhos que vão de "As aventuras de Tin Tin" até alguns menos conhecidos para nós brasileiros,  mas que são tão legais quanto. Quando vc encontrar o primeiro, verá que existe um mapinha ao lado indicando os próximos comics. Ah, eles também estão no Google Maps





Segundo o free walking,  mais uma atividade que todos que passam por Bruxelas tem que conhecer, o Manekin Pis,  uma icônica mini escultura de um menininho fazendo xixi. Se o tamanho da estátua decepciona, a história por trás dela não....A estátua é uma homenagem ao garotinho que (segundo a lenda) salvou Bruxelas de um incêndio desastroso porque fez xixi no foco do explosivo. Existe uma outra versão que diz que o menino na verdade foi vítima de um feitiço por ter feito xixi na porta de uma feiticeira...São histórias,  mas que fazem as pessoas se interessarem e irem visitar essa réplica da estátua que fica numa esquina perto do centro.  A estátua original está no museu de Bruxelas, desde que tentaram roubá-la. No museu também estão expostos os mais de 900 looks que já foram utilizados na estátua.  Sim, eu disse que ela é icônica e por isso ela tem seu próprio guarda-roupa, a cada evento especial, uma nova roupa é colocada neste que é o símbolo da cidade. São 23 eventos fixos, fora os esporádicos que demandam novos look. A roupa mais antiga é onde começou a tradição é datada de 1698 presente de um prefeito bávaro.

 

Além de tudo isso,, tem mais história... A estátua antes de mais nada é uma fonte que no século XV servia de distribuição de água potável.  No século XVII resistiu a um  bombardeio que destruiu a cidade, transformando a estátua num monumento glorioso e símbolo da vitória. Hoje é peça do folclore e se destaca exatamente pelos looks utilizados (existe um funcionário da prefeitura encarregado de trocar suas roupas).

Ahh, esse apesar de ser o monumento mais conhecido,  não é o único mijão que você vai encontrar em Bruxelas, ainda teremos  Jeanneke Pis, localizada perto da cervejaria Delirium e o Cachorro Zinneke Pis , localizado em uma esquina da Rue desChartreux com Rue du Vieux Marchè


Ainda no circuito turístico, vamos conhecer as icônicas catedrais, praça Central e um dos jardins mais bonitos da Europa (se não O Mais bonito da Europa) , o Jardim Mont des Arts ou Kunstbergtuin em em frente ao Palácio Real.


 

Um pouco mais distante, temos o mais icônico monumento de Bruxelas,  o Atomium. Uma escultura em formato de átomo gigante construído em 1958 todo em aço, que abriga um museu que pode ser visitado pela bagatela de 16 euros. 

 

O Atomiun está localizado há mais ou menos meia hora de metrô a partir do centro (peguei a linha verde na estação Rogier e desci na estação Esplanade)



Mais um local um pouco mais afastado do centro é que vale visita  (que inclusive é de graça) é o motivo para eu ter colocado Bruxelas no meu roteiro, o interesse por conhecer o Parlamento Europeu. Palco das maiores decisões da União Europeia,  o Parlamento é um local imponente que vale cada minuto da visita. É só agendar pelo site e você poderá conhecer inclusive o auditório onde as audiências acontecem. A visitação dispõe de áudios guias inclusive é português. 





O Parlamento europeu é a única instituição europeia eleita diretamente,  são 705 deputados que representam os interesses dos cidadãos  no que diz respeito à elaboração de leis da União Europeia.

 


Vale lembrar que Bruxelas é conhecido como uma cidade neutra, justamente por ter a OTAN e o Parlamento  europeu localizado aqui.

Composição do Membros da União Européia


No canal do YouTube, expliquei um pouco mais sobre isso.



Saindo do Parlamento, se tiver a fim de andar um pouquinho mais, vá ao Parc du Cinquentenaire, um lindo jardim com Um arco Semelhante ao Arco do Triunfo. O parque foi construído em homenagem aos 50 anos da independência da Bélgica em 1880

O que comer.?

Bom, a Bélgica conhecida por ter os  melhores chocolates de mundo, então não perca a oportunidade de comer tanto os da famosa Godiva quanto os artesanais.


Outra boa fama é a cerveja e é na Bélgica que temos uma das melhores cervejas do mundo: a Delirium Tremens

A cervejaria tem a maior carta do mundo com mais de 3000 rótulos. A cerveja na Bélgica é parte da economia e da cultura do país,  e na Delirium você entenderá o porquê rsrs



Se você gostou, que tal colocar a Bélgica na sua próxima trip?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madri - Espanha

La Paz - Bolívia: Um lugar surpreendente

Salvador - Bahia - Brasil